BIG Festival 2022: 5 jogos latino-americanos para você ficar de olho
Na América Latina, diversas desenvolvedoras vêm ganhando destaque por produções indie
O BIG Festival 2022, evento que está ocorrendo desde a última quinta-feira (07), em São Paulo, é destinado a produções independentes. Como possuem menos investimento, elas acabam passando despercebido dos olhos de muita gente. E existem muitos jogos latino-americanos interessantes que acabam esquecidos nisso.
O MeuPlayStation está cobrindo o festival e compilou cinco jogos de países da América Latina (sem incluir o Brasil) para você ficar de olho. Esta seleção reúne apenas games de PlayStation — eles podem já ter sido lançados ou estarem programados para o futuro.
5 jogos latino-americanos de destaque no BIG Festival
Evil Wizard (Uruguai)
Começamos nossa lista com Evil Wizard, jogo produzido pela Rubber Duck Games, do Uruguai. O título é um RPG de ação com elementos de metroidvania, mas que se destaca pelo seu bom-humor.
No game, o jogador controla um mago do mal, derrotado por heróis, mas que acabou sobrevivendo. Agora, ele precisa se vingar desses bem-feitores — utilizando magias elementais e combatendo à curta distância.
Evil Wizard está confirmado para PC, mas chegará mais tarde aos consoles.
Cris Tales (Colômbia)
Mais um dos jogos latino-americanos de destaque é Cris Tales, produto da Dreams Uncorporated e da Syck, ambos da Colômbia.
Lançado em julho de 2021 para PS4, PS5, PC, Switch, Stadia, Xbox One e Xbox Series, o game é uma homenagem a JRPGs que marcaram época, como Chrono Trigger e Final Fantasy VI, além de JRPGs modernos, como Persona 5.
Em um sistema de combate por turnos, é possível manipular o tempo, para sincronizar os ataques e habilidades do seu grupo e derrotar os inimigos do passado e também do futuro.
Greak: Memories of Azur (México)
Lançado em julho de 2021 para PS4, PS5, PC, Switch, Xbox One e Xbox Series, Greak: Memories of Azur reúne animações desenhadas à mão, ação em rolagem lateral e enigmas.
Na história, o player assume o papel de Greak, um caçula entre três irmãos, que sonha em reencontrá-los para escapar de uma guerra vivenciada entre os clãs Courine e Urlags. Para fugir, ele precisa achá-los e construir uma aeronave.
Greak: Memories of Azur tem o selo de produção da Navegante Entertainment, empresa mexicana.
Thunder Ray (Argentina)
Diretamente dos “hermanos” argentinos da Purple Tree Studio, Thunder Ray é um jogo de boxe arcade. A empresa pretende lançá-lo para os consoles PlayStation, mas chegará primeiro ao PC em outubro de 2022.
Esquive de socos, bata nos seus adversários e se torne o campeão do torneio das galáxias. A arte é desenhada à mão, enquanto o gameplay coloca a câmera em uma perspectiva atrás do personagem. Escolha entre 12 lutadores e batalhe em seis arenas diferentes.
The Eternal Cylinder (Chile)
Para finalizar essa lista com jogos latino-americanos, nós temos The Eternal Cylinder. O título foi desenvolvido pela ACE Team, estúdio do Chile e saiu para PS4, Xbox One e PC em setembro de 2021.
Neste game, os jogadores controlam um rebanho de criaturas chamadas “Trebhums”, enquanto exploram um planeta alienígena cheio das mais diversas formas de vida. No gameplay, ainda espere por puzzles e destruições em tempo real.
E aí, caro leitor? Vai dar uma chance para algum desses jogos latino-americanos? Comente na sessão abaixo!