Notícias

PS VR2 terá maior longevidade graças ao seu “eye-tracking”, diz dev

Segundo Brendan Walker, a renderização "Foveated" facilitará o desenvolvimento de games para PS VR2

por Vinícius Paráboa
PS VR2 terá maior longevidade graças ao seu

Brendan Walker, engenheiro da Polyarc, estúdio de Moss: Book II, parece empolgado com o PS VR2. Segundo ele, a tecnologia de “eye-tracking” (rastreamento ocular) garantirá maior longevidade ao dispositivo e facilitará a vida dos devs ao produzirem games.

Em entrevista à PLAY Magazine (via GamesRadar), Walker fala que a Foveated, técnica responsável por reduzir a qualidade de renderização na visão periférica de um headset, “pode melhorar o desempenho” do aparelho. Na visão dele, títulos VR sem esse recurso fazem os desenvolvedores “perderem muito poder de renderização e colocarem detalhes onde não precisa”.

O engenheiro explica que isso ocorre por conta de uma “janela estreita” onde o olho humano deve se focar. Sem o eye-tracking, os devs necessitam renderizar uma tela inteira, com recursos para locais onde o usuário não está olhando.

Por fim, Walker descreve como essa tecnologia pode garantir que o PS VR2 tenha um longo ciclo de vida. Para ele, “a Sony foi esperta com este dispositivo, porque para este ter grande longevidade, é necessário otimizar todas as partes possíveis”.

O PS VR2 segue sem data de lançamento definida. Segundo o diretor da DSCC, empresa com conhecimento sobre a cadeia de fornecimento de painéis e outras peças de realidade virtual, a estreia será em 2023.

Controles de PS VR2 podem ser “os melhores da geração”

O próprio Walker também comentou sobre os controles do PS VR2. Segundo ele, os joysticks “têm potencial para serem os melhores da geração atual”. Entenda o motivo, através deste link!