Notícias

Mesmo no PS5, remaster de Chrono Cross é pior que port do PS1, dizem analistas

Análise do Digital Foundry aponta taxa de quadros pouco estável e rende críticas

por Jean Azevedo
Mesmo no PS5, remaster de Chrono Cross é pior que port do PS1, dizem analistas

Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition não agradou os analistas do canal Digital Foundry. De acordo com as opiniões divulgadas no vídeo, o remaster acabou tendo um desempenho inferior em relação ao original de PS1. No PS5, a taxa de quadros pode chegar a 10 FPS em determinados momentos.

Como não há uma versão do game dedicada ao console de última geração da Sony, o título foi testado via retrocompatibilidade. Para deixar a coisa ainda mais complicada para quem produziu o port, o DF suspeita não ser uma remasterização, e sim um jogo de PS1 rodando por emulação e com pequenas melhorias. Confira:

Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition foi exibido no PS5 e no Switch. No hardware da Sony, quando opta-se pelo modo clássico, as oscilações apontam uma taxa de quadros oscilante entre 15 e 30 FPS. Em cenas mais exigentes, o número chega a 10 FPS. Já no PS1, os 30 FPS se mantêm durante o gameplay.

remake de Chrono Cross analisado pela Digital Foundry
(Fonte: Eurogamer/Digital Foundry)

A Digital Foundry ainda criticou a Square Enix pela qualidade do port. Segundo eles, a publisher parece ter poupado tempo e não se dedicou a fazer um remaster digno, colocando apenas modos gráficos adicionais e não produzindo algo novo para os fãs.

Não há planos para uma sequência de Chrono Cross

A Square Enix revelou não ter planos para produzir uma sequência de Chrono Cross tão cedo, mas não descartou mais projetos envolvendo a IP no futuro. Com a chegada do remaster, a publisher falou sobre a franquia. Veja mais detalhes aqui!