Hora da virada! 7 mudanças que queremos em eFootball 2022 v1.0.0
Konami busca reconquistar o público com o patch v1.0.0, que chega no dia 14 de abril
A Konami decidiu dar um passo ousado para fazer eFootball 2022 cair nas graças dos amantes de futebol. A teoria, infelizmente, não acompanhou a prática e o lançamento do game desanimou os fãs da franquia. Seis meses depois, o patch v1.0.0 chega para solucionar os problemas e reconquistar o público.
A editora prometeu “um novo jogo com realismo inigualável, que faça jus” ao PES. Segundo a publisher, o feedback da comunidade foi levado em conta para elaborar as correções e caso isso seja cumprido, as mudanças podem determinar o futuro da série futebolística.
Em meio a alta adesão dos jogadores ao FIFA, a expectativa em torno de jogos como GOALS e UFL cresce devido à ausência do principal rival da IP da EA Sports. A equipe do MeuPlayStation listou alguns tópicos que a companhia precisa apresentar já no patch v1.0.0 em 14 de abril para ter a mesma relevância obtida pelo PES.
eFootball carece de um gameplay mais responsivo
Optar por um ritmo cadenciado não foi o principal problema de eFootball, mas a fluidez da partida acabou prejudicada. Os passes se tornaram um dos principais causadores desse gameplay “pesado”. A Konami já está preparando uma correção para o patch v1.0.0.
Com o update, a velocidade e a precisão dos toques melhorarão. Dessa forma, até a I.A. dos atletas será afetada, permitindo mecânicas capazes de ditar o ritmo dos jogos com tabelas mais ágeis ao partir para o ataque. Se cumprirem o prometido, vai se tratar de um salto e tanto.
O port para consoles pode ser melhor
EFootball é um título de consoles, smartphones e PCs, o que deixou parte da comunidade revoltada. Muitos acreditam que a qualidade apresentada no lançamento poderia ser superior caso a versão mobile, ainda não lançada, fosse descartada pelos devs.
Levando em conta o fato da Konami ter citado um desenvolvimento conjunto utilizando a Unreal Engine, a “escalabilidade” deve ser melhor utilizada com a chegada da atualização. Disponível para PS5, Xbox Series e PC, os gráficos podem ser aprimorados nas máquinas mais atuais.
eFootball precisa ser melhor que PES 21
Se estamos falando sobre um passo rumo ao futuro da franquia, eFootball precisa superar seu antecessor. Isso não passa somente pela questão gráfica, pois a iluminação, transição no jogo de câmeras e faces não eram tão criticadas.
Quando a Konami abandona a FOX Engine e fica um ano sem lançar o game, para focar na produção de eFootball, a comunidade esperava um jogo superior ao PES 21. Somando esses fatores e as opiniões acerca das prévias da atualização v1.0.0, a qualidade geral precisa estar à altura da IP.
Equipes brasileiras e estrangeiras necessitam de atenção nos elencos
Grande parte das equipes do Campeonato Brasileiro têm um contrato de exclusividade com a Konami. Como o eFootball ainda não conta com todas elas, só foi possível jogar com Flamengo, Corinthians e São Paulo. Os elencos, entretanto, não estavam atualizados.
Gabriel Barbosa, do rubro-negro carioca, e Willian, grande contratação do alvinegro paulista, não se encontram nos plantéis. No patch v1.0.0, se espera uma possível atualização para incluir os atletas — é o mínimo depois de seis meses, certo?
Troca de cursor mais precisa
Selecionar os jogadores para marcar uma investida adversária tem sido uma dor de cabeça em eFootball. Se a Konami deu realmente ouvidos às reclamações dos fãs, essa será a prioridade no patch v1.0.0. A troca de cursor é falha, e o jogo identifica o melhor atleta a ser escolhido de uma maneira estranha.
Caso esse recurso não seja corrigido, o problema pode ficar ainda mais exposto. Como mencionado acima, os passes estarão mais precisos e rápidos, sendo necessário dar as ferramentas necessárias para combater essas investidas durante as partidas.
Partidas offline com maior duração
Nem todo mundo é fã das jogatinas online voltadas para o ambiente competitivo. EFootball ainda não tem previsão para receber modo offline como Rumo ao Estrelato, Carreira e outros queridos pela comunidade e, mesmo assim, limita as partidas rápidas.
Atualmente, os jogos duram apenas 5 mins, não sendo possível editar a duração dos confrontos. Dessa forma, acredita-se que o próximo update desbloqueie essa opção para o público.
Mais opções táticas no plano de jogo
Futebol não é feito somente de dribles e golaços — até mesmo nos simuladores, a falta de tática pode pesar um pouco. Atualmente, eFootball não tem grandes opções para serem exploradas no Plano de Jogo.
As táticas feitas pelos jogadores não ficam salvas e é necessário editá-las toda vez antes de começar uma partida. No patch v1.0.0 haverá como utilizar recursos como:
- Alterar formação;
- Instruções individuais;
- Configurações automáticas;
- Subtáticas;
- Gestão de dados;
Essas são apenas sete coisas relevantes que estão fazendo falta no jogo. Mais esclarecimentos acerca dos prazos de estreia para os modos offline e adição de mais ligas ainda são aguardados. No dia 14 de abril, enfim conheceremos o novo eFootball 2022 e saberemos como os feedbacks foram utilizados.