Notícias

EA “suspende” Diego Maradona de FIFA 22 por conta de disputas legais

O hermano foi retirado do jogo devido a um problema de direito de imagem que se intensificou em dezembro de 2021

por Valdecir Emboava
EA

Em dezembro do ano passado, o juiz argentino Marcelo Gota emitiu uma decisão que ordenava a EA a remover Diego Maradona de FIFA 22 — e de todos os outros jogos da franquia. Agora, de fato, o craque foi “suspenso” por conta da decisão legal.

Ao que parece, a publisher negociou os direitos de imagem com Stéfano Ceci, amigo de longa data e ex-treinador do jogador. Porém, a justiça determinou que Ceci não possui nenhum direito sobre a imagem dele. O advogado de Maradona, Matias Morla, afirma que havia concedido os direitos da marca “Diego Armando Maradona” à empresa Sattvica antes de sua morte.

Diego Maradona de FIFA 22.
(FONTE: reprodução)

Em março de 2021, a Sattvica foi proibida de usar a marca, após uma queixa apresentada por duas filhas do atleta — mas essa proibição foi revogada no fim do ano passado.

Por conta disto, o jogador foi suspenso de FIFA 22, mais especificamente do “FIFA Ultimate Team Packs”, “Ultimate Draft” e da equipe “Soccer Aid World XI”. Dessa forma, os itens do craque não serão mais disponibilizados em Pacotes, SBCs e FUT Draft, e sua faixa de preço foi corrigida até um novo aviso judicial.

EA parece decepcionada com a suspensão de Maradona de FIFA 22

No comunicado, a EA pareceu bastante decepcionada com a retirada de Maradona de FIFA 22: “Compartilhamos a decepção de nossos fãs e esperamos trazer um dos maiores ícones do futebol de volta ao jogo em algum momento no futuro”.