Notícias

FIFA 22 pode perder Maradona por conta de direitos de marca

O pedido de retirada foi feito pela empresa Sattvica, detentora de 49 marcas relacionadas ao craque

por Valdecir Emboava
FIFA 22 pode perder Maradona por conta de direitos de marca

O juiz argentino Marcelo Gota emitiu uma decisão que “ordena” a Electronic Arts a remover Diego Maradona de FIFA 22 — e de todos os outros jogos da franquia. Aparentemente, o magistrado local constatou uma infração no uso de direitos de marca vinculados à imagem do craque.

Segundo o site local Infobae, a reivindicação sobre os direitos foi feita pela empresa Sattvica, registrada no nome do advogado Matías Morla, que alega ser o verdadeiro detentor de 49 marcas do ex-jogador argentino.

É necessário abrir espaço para a medida cautelar que visa evitar o uso da designação em alegada violação de direito de marca (…) sem prejuízo da constituição de fiança real para proteção de direito da contraparte, levando em consideração a gravidade da medida solicitada.

A medida cautelar solicitou a cessação imediata do uso das marcas indicadas que por qualquer meio que estejam realizando.

Card de Diego Maradona em FIFA 22.
(FONTE: reprodução/EA)

Isso ocorreu pois a EA fez um acordo com Stéfano Ceci, amigo de longa data e ex-treinador de Maradona, que não provou concretamente ter direitos legais para assinar os documentos. Por ora, nada foi definido para o futuro do ex-craque em FIFA 22, que faleceu aos 60 anos em novembro de 2020 devido a uma parada cardíaca.

Update de FIFA 22 trouxe correções importantes ao game

Para manter o gameplay de FIFA 22 estável, a EA liberou mais uma atualização com mudanças importantes para o título. A publisher aplicou alterações no modo carreira, Ultimate Team e na interface do usuário. Confira os detalhes!