Listas

Compare: 12 grandes mudanças de Horizon Zero Dawn para Horizon Forbidden West

A protagonista continua em sua missão de salvar o mundo, mas muita coisa mudou no novo jogo da franquia

por Jean Azevedo
Compare: 12 grandes mudanças de Horizon Zero Dawn para Horizon Forbidden West

Horizon Forbidden West se passa seis meses após a conclusão dos eventos de Horizon Zero Dawn. Pouco tempo in-game, mas cerca de quatro anos de diferença de um lançamento para o outro. Para explorar o Oeste Proibido, Aloy contará com novos recursos implementados pela Guerrilla Games.

Faltando um dia para a estreia de Forbidden West, separamos 12 mudanças entre os jogos de 2017 e 2022 (via IGN). A próxima aventura da caçadora Nora pode ficar ainda melhor com as inovações aplicadas da exploração ao combate.

HORIZON FORBIDDEN WEST 8

12 grandes mudanças de Zero Dawn para Horizon Forbidden West

Como disse o próprio diretor de narrativa Benjamin McCaw, a Guerrilla escutou o feedback dos fãs e da crítica especializada acerca dos elementos que necessitavam de melhorias em Zero Dawn. Dessa forma, Horizon Forbidden West tem referências do primeiro game, mas de forma aprimorada e com mudanças necessárias.

1. Armadilhas Verticais

As armadilheiras agora estão com funções mais agressivas. Além das famosas cordas elementais esticadas por dois pontos para pegar inimigos terrestres de surpresa, as máquinas voadoras não se safarão com o uso dos novos dispositivos.

2. Escolher entre dia e noite 

Quem não curtia explorar o universo de Zero Dawn à noite, agora poderá escolher se prefere fazer as missões no período diurno ou noturno. Um novo recurso adicionado pela Guerrilla dá ao jogador a opção de trocá-los livremente.

Horizon Forbidden West Analise_8

3. Loot desperdiçado? Não por aqui

Abater uma máquina importante e não carregar consigo todo o loot obtido após a batalha é coisa do passado. Em Horizon Forbidden West, os desenvolvedores implementaram os depósitos. Quando Aloy não tiver espaço no inventário, os itens serão transferidos para esses armazéns.

Depósitos em Horizon Forbidden West

4. Aloy pode mexer livremente no depósito

Assim como não poder transportar todos os seus dispositivos era um problema, descartá-los, às vezes, era a única saída e até rendia uns cacos. Dessa vez, a protagonista conseguirá gerenciar quais itens ficam no seu inventário, e em todos os pontos de descanso, ela encontrará um depósito para guardar os objetos mais importantes.

Dessa forma, nenhum recurso será deixado de lado e a personagem terá acesso a todos eles quando precisar.

5. Dá para subir em mais lugares

A exploração é uma das qualidades positivas de Horizon Forbidden West, porque a Guerrilla fez um grande upgrade desde Zero Dawn. Ao ativar o foco, Aloy verá as melhores rotas para escalar a maioria das montanhas.

Aloy escalando estrutura em Horizon Forbidden West

6. A lança de Aloy terá um ataque pesadíssimo

Além do arco, a lança é um dos equipamentos primários de Aloy, objeto que ficará ainda mais forte. Em Forbidden West, seja para causar dano em humanos ou máquinas, o equipamento poderá desferir um golpe pesado poderosíssimo chamado de Ressonador, capaz de causar bastante dano quando carregado.

horizon-forbidden-west-delayed-to-2022-according-to-new-repo_dh3g

7. Novos combos no combate corpo a corpo

A árvore de habilidades de Aloy permitirá mais combinações de golpes corpo a corpo. Efetivos e capazes de quebrar as máquinas de forma mais fácil em uma abordagem mais próxima, a velocidade dos ataques melhorou consideravelmente em comparação à Horizon Zero Dawn.

Horizon Forbidden West no PS4 - Aloy lutando

8. Especiais na árvore de habilidades

Se no primeiro jogo existiam apenas três ramificações na skill tree, no segundo as opções serão mais vastas. Agora o número passou para seis, com cada uma das opções apresentando uma habilidade especial conforme a categoria aprimorada.

Horizon Forbidden West Analise_11

Se o jogador focar em combate, por exemplo, um Impulso de Bravura servirá para melhorar os ataques da guerreira temporariamente. Dessa forma, o game terá uma maior diversidade de mecânicas acompanhando o desenvolvimento da personagem.

9. Dano de queda? Não, obrigado! Aloy tem um Planador

Uma das novidades na exploração de Horizon Forbidden West é a possibilidade de Aloy equipar um planador. Seja para se reposicionar após usar o gancho e contornar os inimigos ou para não tomar dano de queda ao descer de lugares mais altos. Um desses fez falta em Zero Dawn, né?

Horizon Forbidden West Analise_9

10. O Gancho

A Guerrilla focou em dar bastante liberdade aos jogadores. Além do Planador, é possível saltar para os lugares de forma mais rápida com o Gancho. Ele faz o inverso do rapel ao descer dos Pescoções em Zero Dawn: agora, a heroína se movimenta mais verticalmente com ele.

Horizon Forbidden West Analise_3

11. Ambientes aquáticos podem ser explorados

Dá para dizer que Aloy estava aprendendo a nadar em Zero Dawn e aperfeiçoou a técnica em Horizon Forbidden West. A ruiva exilada agora pode nadar, submergir e explorar os ambientes aquáticos naturalmente — e sem se preocupar com oxigênio, graças à sua máscara.

HORIZON FORBIDDEN WEST 4

12. O Foco está ainda melhor

Horizon Forbidden West - Aloy e Erend

O Foco precisará de apenas uma varredura nos inimigos para entregar todas as informações necessárias aos aventureiros. Basta analisar as máquinas uma vez e as suas partes e fraquezas serão melhor detalhadas, mesmo após desligá-lo para focar no combate.

Primeiro update de Horizon Forbidden West já foi lançado

Como mencionado na análise do MeuPlayStation, Horizon Forbidden West tem alguns bugs, nos quais a Guerrilla já tinha conhecimento. Como prometido, o grande público nem saberá da existência dessas limitações, afinal de contas, o patch com correções foi lançado. Veja!