Notícias

Sony estaria trabalhando em “console escalável” com processamento potente

Registro de um “projeto de CPU/GPU de console escalável para uso doméstico e para jogos em nuvem” foi identificado

por Jean Azevedo
Sony estaria trabalhando em

A Sony, aparentemente, está explorando novas tecnologias para o futuro dos consoles PlayStation. De acordo com um registro de patente da companhia, um processo “potente” com múltiplas CPUs e GPUs  — unidades de processamento gráfico — pode ser incorporado em um futuro próximo.

De forma remota ou interna, conforme destacado pelo perfil Zuby_Tech em outubro, uma ferramenta para interromper o tempo de processamento do chip gráfico durante a execução de uma aplicação e testar possíveis erros com dois modos distintos, passou por alterações.

Agora, além de usar a GPU, a patente para um “projeto de CPU/GPU escalável para console doméstico e via nuvem”,  também engloba um trabalho parecido com os processadores. Atualizada no dia 8 de dezembro, ela funcionará da seguinte maneira:

 

Primeiro Tweet: Um dispositivo pode funcionar em modo de teste de tempo no qual está configurado para interromper o processamento que se passa em um ou mais processadores enquanto executa um aplicativo com um ou mais processadores.

Segundo Tweet: Pode ser testado para encontrar erros durante a execução do modo de teste de tempo.

O design da patente sugere um aparelho mais potente e à possível presença de duas APUs — unidades com CPU/GPU em um único chip. Um salto de processamento como esse é capaz de ser implementado até em um possível sucessor do PlayStation 5.

Vale ressaltar: o registro de uma patente nem sempre é garantia de lançamento de um produto. Nem todas as tecnologias chegam ao mercado no final das contas, ou seja, esse dispositivo pode aparecer no futuro, mas não vale criar expectativas até a Sony comentar sobre atualizações.

Novas capas do PlayStation 5 anunciadas

Agora o PlayStation 5 conta com faceplates originais distribuídas pela própria Sony. Com uma variedade de até cinco cores e com lançamento previsto para janeiro de 2022, as capas custarão cerca de US$ 55. Saiba mais clicando aqui!