GTA: The Trilogy: 5 motivos para você jogar e 5 para você não jogar
Coletânea trará jogos clássicos da franquia com muitas melhorias, mas alguns pontos podem afastar os jogadores
GTA: The Trilogy — The Definitive Edition está confirmado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC. A coletânea remasterizada será lançada no dia 11 de novembro, pelo preço de R$ 299,90 na PlayStation Store.
Os títulos terão muitas mudanças para os hardwares atuais e, claro, chama a atenção dos jogadores, principalmente dos mais nostálgicos. No entanto, realmente valerá a pena jogá-lo? Sim? Não? O MeuPS montou uma lista com cinco boas razões para aproveitar os games e outras cinco para passar longe.
5 motivos para jogar GTA: The Trilogy — The Definitive Edition
Nostalgia
É impossível não associar os três jogos à nostalgia. GTA III (2001), Vice City (2002) e San Andreas (2004) marcaram época no PlayStation 2. Muitos jogadores atuais que consomem videogames cresceram jogando os títulos da Rockstar.
Poder retornar para as clássicas aventuras — agora com melhorias — é uma oportunidade única para os fãs de longa data. Seguramente, a Rockstar sabe muito bem disso. Só com um pequeno teaser já fez toda a Internet “explodir” e seu site até ficou fora do ar por um momento. Este é peso da trilogia.
Visuais e gameplay aprimorados
Possivelmente, esta é principal razão para jogar GTA: The Trilogy — The Definitive Edition. A trilogia virá com visuais e desempenho melhorados. No PlayStation 5 e no Xbox Series X, os jogos terão suporte a 4K até 60 FPS.
Além disso, contará com melhorias nos efeitos de água, do clima e nos detalhes das árvores e folhagens. Um novo sistema de iluminação também deixará os ambientes mais realistas, assim como as texturas de alta resolução em personagens, armas e locais e a distância de visão com grande nível de profundidade.
Obviamente, as atualizações não ficarão restritas somente aos visuais. A trilogia terá gameplay ao estilo GTA V, segundo a Rockstar. As mudanças incluirão controles aprimorados de tiro e mira, minimapas com navegação melhorada, capacidade de reiniciar missões imediatamente e definir pontos de passagem em destinos específicos.
Histórias e personagens marcantes
Na época em que foram lançados, os poderosos hardwares ainda estavam engatinhando e não entregavam a experiência cinematográfica atual. No entanto, nada disso foi um impedimento para contar grandes histórias. Até porque, o que realmente conta são os roteiros e os personagens. E isto nenhum dos jogos devem.
Claude, Tommy Vercetti e Carl “CJ” Johnson estão marcados para sempre nos videogames. O terceiro, por exemplo, ficou extremamente conhecido e até extrapolou barreiras. Diversas pessoas que nem curtem jogos conseguem associar sua imagem. Além disso, até hoje o seu famoso meme é usado em redes sociais: “Here we go again” (aqui vamos nós de novo).
Ter a oportunidade de controlar rostos tão famosos é, certamente, um ótimo motivo para retornar, ou até conhecê-los pela primeira vez e descobrir a razão de serem tão exaltados.
Diminui a ansiedade para GTA 6
Cadê GTA 6? Esta é a pergunta que os jogadores não cansam de repetir para a Rockstar. Um fã até questionou, em um programa alemão, onde está o jogo. Até o momento, não sabemos. Está trancado a sete chaves no estúdio — sem nenhuma expectativa da data de lançamento.
Portanto, jogar GTA: The Trilogy — The Definitive Edition pode ser uma boa opção para aqueles que estão ansiosos pelo novo título. Óbvio, a experiência não será a mesma, mas ainda traz a mesma sensação de GTA.
Legendas em português do Brasil
Todos os três games fizeram muito sucesso no Brasil no início do século XXI. Todavia, muitos não puderem aproveitar toda a experiência e entender a história das obras por conta da falta de localização para o português do Brasil, Agora, isto mudou.
A coletânea está confirmada com legendas em PT-BR, tornando-a mais inclusiva para os jogadores. Sem dúvida, é uma importante valorização da Rockstar para o público brasileiro, o qual possui um grande apreço pelo estúdio.
5 motivos para não jogar GTA: The Trilogy — The Definitive Edition
Visual e gameplay datados
Nós falamos anteriormente que os visuais e o gameplay melhorados podem chamar a atenção dos jogadores. No entanto, há um contraponto fundamental. A trilogia será somente um remaster, e não um remake, quando um jogo é totalmente refeito para os padrões atuais.
Dessa forma, não espere gráficos deslumbrantes de lançamentos atuais para PS4 e PS5. A própria Rockstar, no anúncio da coletânea, revelou que manterá os “visuais e sensações dos clássicos”. As imagens e o primeiro trailer também evidenciam esta declaração.
Claro, em comparação aos jogos clássicos, a melhoria é enorme. Entretanto, está longe de alcançar o patamar atual de gráficos e jogabilidade.
Preço (muito)salgado
Como dissemos no início do artigo, a trilogia remasterizada custará R$ 299,90 no PS4 e no PS5. O preço é salgado, principalmente para remasters de games antigos. Sim, são três títulos, mas é difícil investir um valor tão alto considerando as condições econômicas do país.
Além disso…é “apenas” um remaster. Provavelmente, se fossem refeitos ao estilo de Mafia Definitive Edition, seria um custo aceitável. Todavia, este não é o caso.
Muitos jogos para jogar
Vamos falar a verdade: quem não possui jogos “pegando poeira”? Atualmente, o número de lançamentos é enorme. Todo mês os consoles da Sony recebem grandes títulos que despertam o interesse dos mais variados tipos de jogadores.
Por exemplo, perto da estreia de GTA: The Trilogy — The Definitive Edition, teremos Marvel’s Guardians of The Galaxy (26 de outubro), Call of Duty: Vanguard (5 de novembro) e Battlefield 2042 (19 de novembro).
Considerando uma pessoa com apreço por GTA, mas não é tão fã, é difícil dar prioridade para games antigos. Novas histórias, gameplays, experiências e muito mais estão a espera dos players.
Manter a nostalgia intacta
Outro ponto que pode afastar alguns jogadores da coletânea remasterizada é manter a nostalgia intacta. As memórias com os jogos, geralmente, são extremamente positivas. Lembrar deles como uma parte da infância é algo que traz uma boa sensação de saudosismo.
Logo, há uma pequena chance de gerar alguns sentimentos conflitantes após jogá-los depois de muitos anos. Por exemplo, a lembrança de um gameplay divertido, de personagens marcantes e histórias bem contadas podem mudar rapidamente a partir dos parâmetros atuais e se tornar uma grande decepção.
Talvez seja melhor deixar as boas memórias no passado, ao invés de questionar se eles realmente merecem toda a afeição.
Histórias repetidas
Apesar de terem ótimas narrativas, os jogos da GTA: The Trilogy — The Definitive Edition já são bem conhecidos por uma grande parcela dos fãs. Portanto, não seria exatamente uma novidade. Considerando ainda o seu alto preço, fica difícil de recomendar.
Possivelmente, se a Rockstar anunciasse missões inéditas para os jogos, poderia ser um ótimo motivo para os jogadores retornarem aos títulos e aproveitarem algumas tramas inéditas. Entretanto, até o momento, não há nada confirmado sobre isso.