Notícias

Gameplay do God of War original seria em primeira pessoa, revela criador da franquia

Jogabilidade em primeira pessoa foi pensada por cerca de quatro meses, segundo David Jaffe

por Vítor Amorim Heringer
Gameplay do God of War original seria em primeira pessoa, revela criador da franquia

Já imaginou controlar Kratos em primeira pessoa em sua vingança contra os deuses? Isto quase aconteceu. David Jaffe, criador de God of War, revelou que o primeiro título da franquia teve sua jogabilidade pensada em primeira pessoa por cerca de quatro meses.

Em seu canal no YouTube, o ex-diretor contou que o objetivo era resolver os problemas de jogos em 3ª pessoa, pois os jogadores podem perder o controle dos personagens em multidões de inimigos. No entanto, ele desistiu da ideia por não considerar possível alinhar com a “construção de caráter” do protagonista.

Achei que seria uma forma muito legal de nos diferenciarmos. Mas acho que ficou difícil conseguir o tipo de emoção, combate e construção de caráter que eu esperava.

Jaffe também disse que a inspiração inicial para a visão em primeira pessoa era Maken X, um hack and slash desenvolvido pela Atlus para o Dreamcast. Para ele, o jogo não era tão bom, mas considerava o combate corpo a corpo eficiente.

God of War original quase foi em primeira pessoa, revela criador da franquia
Maken X era a inspiração inicial para combate em 1ª pessoa em God of War. Foto: Glitchwave

A decisão final da Santa Monica de tornar God of War em terceira pessoa e com foco em uma experiência cinematográfica veio em uma conferência da DICE, em Las Vegas. As equipes dos jogos Ico e Devil May Cry deram suas opiniões sobre o game e ajudaram o estúdio a seguir o desenvolvimento do título como conhecemos atualmente.

Por fim, Jaffe explicou como fez para resolver a sua percepção inicial de que os combates poderiam ficar “confusos” no gameplay em terceira pessoa. Segundo ele, a produtora se baseou na série Shinobi e criou as “Lâminas de Atenas” para derrotar “um inimigo por vez”.

Motivo do atraso de God of War Ragnarok revelado?

Christopher Judge, responsável por dar vida a Kratos, disse que o próximo jogo da franquia havia sido adiado para 2022 por conta de suas cirurgias nas costas, quadris e joelhos. A Santa Monica fez questão de aguardar o retorno do ator. Saiba mais!