Estúdio cancela contratos com a Tripwire Interactive, após comentários anti-aborto do presidente da empresa
Declaração feita nas redes sociais acaba causando corte de relações entre Shipwright Studios e Tripwire Interactive
John Gibson, presidente da Tripwire Interactive (Maneater), foi alvo de críticas após compartilhar comentários contra a prática do aborto. Ele comemorou a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos ao não intervir com a atual lei vigente do Texas, onde o procedimento é negado depois de seis semanas de gestação — incluindo casos de abuso e incesto, com exceção para emergências médicas. Com isso, a Shipwright Studios cancelou os contratos vigentes com a editora.
Gibson se mostrou orgulhoso da decisão e foi ao Twitter compartilhar sua opinião.
Proud of #USSupremeCourt affirming the Texas law banning abortion for babies with a heartbeat. As an entertainer I don’t get political often. Yet with so many vocal peers on the other side of this issue, I felt it was important to go on the record as a pro-life game developer.
— John Gibson (@RammJaeger) September 4, 2021
Orgulhoso da Suprema Corte dos Estados Unidos afirmar a lei de banimento do aborto no Texas em bebês com batimento cardíaco. Ainda assim, com muitos apoiadores do outro lado, eu acho importante registrar isso como um desenvolvedor de games e pró-vida.
Nos comentários, a Shipwright Studios publicou um comunicado no qual disse “estar cancelando os contratos existentes de forma imediata”. A desenvolvedora também defendeu os funcionários da Tripwire, que “têm dificuldades para se expressar” nessas horas.
Enquanto suas políticas são pessoais, o momento no qual você faz delas uma pauta para discurso público acaba envolvendo todos que trabalham por e com você. Trabalhamos junto dos talentosos e apaixonados desenvolvedores da Tripwire nos últimos três anos.
Sabemos da dificuldade dos empregados em se expressar ou agir em cenários como este e como se sentem inconfortáveis em falar o que pensam.
É lamentável, mas sentimos que seria um desserviço a nós mesmos, seus empregados, parceiros e à industria como um todo ao deixarmos passar sem fazer algo.
Começamos a Shipwright com a ideia de que finalmente chegou a hora de colocar o dinheiro onde estão nossas bocas. Não podemos, em sã consciência, continuar trabalhando com a atual estrutura de liderança da Tripwire. Cancelaremos nossos contratos existentes de forma efetiva imediatamente.
A publisher de Maneater ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. A Torn Banner Studios (Chivalry 2) também decidiu se afastar da companhia.
Maneater: Truth Quest já está disponível
A Tripwire Interactive lançou, no dia 31 de agosto, a expansão Truth Quest, de Maneater. A história do DLC se passa logo após o final da narrativa principal, com os jogadores precisando investigar uma conspiração em torno de Port Clovis. Veja mais informações aqui!