Notícias

Ghost of Tsushima: sincronia labial japonesa só é possível por causa do PS5

Nate Fox, diretor de criação do game, explicou que o poder do console permite renderização em tempo real do "lip sync"

por Vítor Amorim Heringer
Ghost of Tsushima: sincronia labial japonesa só é possível por causa do PS5

Uma das principais novidades da versão de PlayStation 5 de Ghost of Tsushima Director’s Cut é a sincronia labial com a dublagem japonesa. O recurso só é possível graças ao poderoso hardware do console, segundo Nate Fox, diretor de criação do game.

Em entrevista ao Push Square, o dev afirmou que a sincronia se dará em cenas renderizadas em tempo real no novo videogame. Em comparação ao PS4, as cinemáticas são pré-renderizadas, ou seja, precisaria de outras filmagens de fundo para conseguir alcançar o “lip sync”. Isto acarretaria em grandes arquivos inviáveis para pôr em um disco.

É uma renderização em tempo real. Na versão de PS4, teríamos que pré-renderizar as filmagens que usaríamos e colocar novos pedaços no plano de fundo (para ter a sincronia). E essas filmagens são muito, muito grandes. Na verdade, elas são tão grandes que mal as colocamos no disco. Mas com o PS5, nós podemos renderizá-las ao vivo para fornecer a sincronização labial como extra.

Ainda sobre a versão de PS5, Fox destacou a imersão dos combates com a resposta tátil e os gatilhos adaptáveis do controle DualSense. De acordo com ele, os jogadores poderão “sentir como é segurar uma katana em suas mãos“.

Este é um jogo em que podemos, repentinamente, permitir que você sinta o que é segurar uma katana em suas mãos quando ela é desviada por um escudo. Você sente isso através do controle por causa da sensação tátil e dos gatilhos adaptáveis.

Ghost of Tsushima Director’s Cut chega no dia 20 de agosto ao PS4 e ao PS5.

Expansão de Ghost of Tsushima promete ser uma grande aventura

Também em conversa com o veículo, o diretor revelou que a expansão da Versão do Diretor terá tamanho similar ao Ato 1 do jogo principal. Saiba mais aqui!