Crash Bandicoot: os 5 jogos mais lembrados pelos fãs
A franquia faz 25 anos em 2021, por isso, perguntamos qual é o jogo do marsupial predileto dos leitores
A franquia Crash Bandicoot é uma das mais amadas pelos jogadores, quando o assunto é jogo de plataforma. O marsupial estreou nos videogames nos anos 90, mas segue ganhando fãs até os dias de hoje, com seus saltos mortais, giros e mortes engraçadas.
O personagem faz 25 anos em 2021, por isso, o MeuPlayStation resolveu perguntar aos seus leitores: qual é o seu jogo favorito da saga? A enquete ocorreu através do grupo oficial do site no Facebook — se você ainda não faz parte dessa turma, não perca tempo e clique aqui.
Separamos os cinco jogos mais populares de Crash Bandicoot — repetindo, eleitos por vocês. A lista não significa, necessariamente, que esses são os melhores títulos da franquia.
5º lugar — Crash of the Titans (PS2)
Lançado em outubro de 2007 para PlayStation 2, PSP, Nintendo Wii e Xbox 360, Crash of the Titans abre a lista. O jogo não foi muito bem recebido pela mídia, por conta da baixa inteligência artificial, falta de puzzles e exploração — embora o combate tenha sido digno de elogios. O game também marcou um visual bastante diferenciado pro protagonista, agora com tatuagens.
Na história, Dr. Neo Cortex e sua sobrinha, Nina Cortex, descobrem uma substância chamada “Mojo”, que transforma os habitantes das ilhas Wumpa em Titãs. Cabe ao nosso herói dar um fim aos planos dos vilões.
4º lugar — Crash Twinsanity (PS2)
Quando a comunidade cita Crash na era PS2, é difícil não se lembrar de Crash Twinsanity — provavelmente, o melhor título da saga no console. Desenvolvido pela Traveller’s Tales, o jogo foi responsável por virar a chave na franquia: pela primeira vez, Crash e Cortex não brigaram, mas sim, viraram aliados.
Eles, obviamente, mantém uma grande inimizade, mas por um interesse em comum juntam forças: o marsupial e o doutor precisam parar os planos dos Evil Twins, uma dupla de papagaios alienígenas que pretendem destruir a ilha N’Sanity.
3º lugar — Crash Team Racing (PS1)
O primeiro spin-off da série foi um tremendo sucesso. Inspirado em Mario Kart, CTR reuniu os principais personagens da franquia e os colocaram para correrem contra um E.T., Nitrous Oxide, que queria escravizar a humanidade. Para pararem-no, Crash e cia. devem derrotá-lo em uma corrida.
O jogo também trouxe mecânicas diferentes em relação a Mario Kart. Os jogadores precisam fazer uma espécie de minigame para ativarem os boosts dos karts, ao deslizarem-no com L1 ou R1 e apertarem L1/R1 (em oposição ao botão apertado previamente) quando uma barra for preenchida. Isso tornou o jogo da Naughty Dog um verdadeiro clássico de corrida arcade.
2º lugar — Crash Team Racing Nitro-Fueled (PS4)
Em 2019, a Beenox lançou CTR: Nitro-Fueled, o remake de Crash Team Racing (1999), mas com várias novidades: pistas e personagens inéditos, multiplayer online, além de um sistema de temporadas.
O título foi digno de elogios aqui, no MeuPlayStation. Na nossa análise, destacamos o divertimento do jogo, bem como seus diversos modos (Copa, Aventura, etc.).
1º lugar — Crash Bandicoot N’Sane Trilogy (PS4)
Em primeiríssimo lugar, Crash Bandicoot N’Sane Trilogy é a trilogia refeita dos games originais da Naughty Dog. Com visuais atualizados, o game marcou a volta do marsupial, que por anos ficou no esquecimento da indústria de games. O título foi um grande sucesso e abriu caminho para mais games da série, como Nitro-Fueled e It’s About Time.
Na nossa review, afirmamos: “N. Sane Trilogy é um objeto obrigatório para aqueles que sentiam saudades do marsupial“. A frase acabou se tornando verídica, meses mais tarde: 10 milhões de cópias do game foram comercializadas.
Com a lista, títulos como Crash Bandicoot 4: It’s About Time (PS4/PS5), Crash Bash (PS1) e até a trilogia original da Naughty Dog ficaram de fora. De qualquer maneira, estes ainda são games muito amados e respeitados pelos fãs do marsupial.
E para você? Qual é o seu título favorito? Comente na sessão abaixo!