Notícias

“É muito difícil criar um exclusivo de sucesso”, afirma Jim Ryan

Segundo o chefão da PlayStation, a empresa está "disposta a investir e correr riscos financeiros"

por Valdecir Emboava

Muitos exclusivos de PlayStation são dignos de elogios e é indiscutível o fato de também serem boas referências no mercado de games. Jim Ryan, o chefão da Sony Interactive Entertainment, também acredita nisso, e sugere que as franquias da gigante japonesa, querendo ou não, ditam muito os rumos do negócio.

A declaração foi feita na quarta-feira (14), em uma entrevista ao TMTPost. Ryan foi questionado sobre a importância de novos exclusivos no mercado de games e explicou algumas estratégias que a Sony adota para este tipo de empreitada, que segundo ele, requer “coragem para investir e assumir riscos financeiros”. Confira o trecho abaixo:

Uma nova IP é a força vital de qualquer indústria de entretenimento, mas é muito difícil criar uma nova. Somos sortudos. Na plataforma PlayStation, o mais recente Ghost of Tsushima, da Sucker Punch, é uma IP de muito sucesso.

Horizon Zero Dawn da Guerrilla Games também é. Days Gone teve um bom desempenho no mercado. Astro Bot Rescue Mission no PSVR também teve resultados muito bons que devem estar disponíveis no mercado chinês agora.

Estou muito feliz por podermos fazer isso nos últimos anos, mas isso requer muita coragem para assumir riscos financeiros. Também requer confiança no estúdio.

Se seu estúdio estiver indo bem, sua confiança nele aumentará com o tempo e você estará mais disposto a correr riscos e encontrar o momento certo. Nossa relação passa por um período que chamo de círculo saudável.

Precisamos de produtos, estamos dispostos a investir e estamos dispostos a correr riscos. No outro extremo deste círculo está a reputação da PlayStation Studios na indústria.

A interação entre o mundo do jogo é muito próxima e positiva, então os jogadores também se preocuparão com a PlayStation Studios e estarão dispostos a comprar seus produtos. Claro, é difícil formar esse círculo virtuoso.

Capas de jogos exclusivos da PlayStation, que também estão disponíveis no PS5
(FONTE: Reprodução/PlayStation)

Ryan também é enfático sobre os riscos que a PlayStation está disposta correr para lançar um novo exclusivo de sucesso. Porém, isso é uma via de mão dupla: apesar de a gigante japonesa estar “disposta a investir e correr riscos”, ela também precisa ter “confiança no estúdio”, pois a empresa tem uma reputação a zelar. No fim das contas, é assim que esse “círculo virtuoso” é formado.

Chefe do PlayStation Studios busca mais parcerias para exclusivos

Hermen Hulst, o chefe do PlayStation Studios, disse em entrevista ao portal Games Industry que está em busca de novas parcerias para a produção de jogos exclusivos. Ao que tudo indica, o catálogo de títulos first party da Sony continuará recebendo grandes jogos nos próximos anos. Confira os detalhes!