Alegando racismo contra asiáticos em vídeo, Konami encerra contrato com Griezmann
Vídeo de 2019 mostra o atleta francês tirando sarro de trabalhadores asiáticos em hotel
A Konami cortou os laços com o jogador Antoine Griezmann, do Barcelona, após alegar atitudes racistas por parte dele e de seu companheiro, Ousmane Dembelé, em um vídeo que acabou aparecendo na internet. Os atletas usam termos que faltam com respeito à estética dos funcionários, além de usarem expressões inapropriadas. Os jogadores já se desculparam.
Durante a gravação, os jogadores tiram sarro da aparência dos asiáticos presentes no local e mencionam que por serem daquela etnia, eles deveriam saber como consertar os equipamentos. Confira o vídeo abaixo:
Todos esses rostos feios só para você poder jogar PES? Vocês não têm vergonha?
A Konami disse que “acredita, como uma das filosofias dos esportes, que qualquer forma de discriminação seja inaceitável”. Griezmann era o embaixador do conteúdo de Yu-Gi-Oh!, mas “sabendo dos eventos recentes”, a publisher cancelou o contrato.
O jogador se desculpou em uma postagem nas redes sociais:
Je me suis toujours engagé contre toute forme de discrimination. Depuis quelques jours certaines personnes veulent me faire passer pour l’homme que je ne suis pas. Je réfute avec fermeté les accusations qui me sont portées et je suis désolé si j’ai pu offenser mes amis japonais.
— Antoine Griezmann (@AntoGriezmann) July 5, 2021
Sempre estive comprometido contra qualquer forma de discriminação. Nos últimos dias, algumas pessoas quiseram me fazer passar por o homem que não sou. Rejeito firmemente as acusações feitas contra mim e lamento se acabou ofendendo os meus amigos japoneses.
A parceria com o Barcelona, clube de ambos os jogadores, aparentemente não foi afetada, mas a Konami disse contar com a instituição para “explicar os detalhes deste caso em uma futura ação”.
A Konami pode fazer um novo PES free to play
A Konami parece estar em busca de uma mudança notável na maneira com que vem tratando a franquia PES. Após a versão de teste não contar com a usual nomenclatura da série, os rumores apontam que o título pode passar a ser gratuito. Entenda!