Só a nata! Os 11 exclusivos de PlayStation mais premiados de todos os tempos
A lista está recheada com os melhores exclusivos de PlayStation, como os jogos da franquia Uncharted, The Last of Us, God of War e muito mais
A indústria de games é bombardeada de grandes lançamentos todos os anos — e com os exclusivos de PlayStation não seria diferente. Para celebrar essas grandes estreias, os principais veículos de mídia do mundo inteiro promovem diversas premiações, que envolvem tanto votos populares quanto votos da crítica especializada.
Muitas franquias consolidadas com o selo da Sony foram ovacionadas e dignas dos melhores elogios — Uncharted, The Last of Us e God of War são alguns dos exemplos. Mas, claro, outros jogos também cumpriram de forma exímia com seus papeis e conquistaram seus espaços, como Death Stranding, Horizon Zero Dawn e Marvel’s Spider-Man.
E por falar em grandes premiações, você conhece os jogos da PlayStation que mais receberam canecos na última década? Se a resposta para esta pergunta for não, veja abaixo os 11 exclusivos de PlayStation 3 e PlayStation 4 que mais venceram na categoria Jogo do Ano!
Uncharted 3: Drake’s Deception (2011) — 20 prêmios
Sendo um dos maiores sucessos da Naughty Dog, a última jornada de Nathan Drake no PlayStation 3 foi o primeiro passo para o fim da aventura do caçador de tesouros. O jogador é levado para uma verdadeira odisseia em busca da Atlantis de Areia, enquanto precisa lidar com situações extremas que colocam em risco a vida do personagem.
Vale pontuar que o game também pode ser encontrado na coletânea Uncharted The Nathan Drake Collection, na PlayStation Store e também em mídias físicas.
Marvel’s Spider-Man (2018) — 22 prêmios
O amigão da vizinhança provou ser um dos personagens mais carismáticos da PlayStation em Marvel’s Spider-Man. Desenvolvido pela Insomniac Games — a mesma de Ratchet & Clank —, a aventura exclusiva trouxe Peter Parker e diversos vilões icônicos da obra de Stan Lee para o PlayStation 4.
Na história, o cabeça de teia já é um herói mais experiente e domina a arte de combater os criminosos na grande Manhattan, Nova York. A dificuldade de lidar com os problemas da vida pessoal humaniza o herói e isso pode fazer com que você crie ainda mais apreço por ele.
Bloodborne (2015) — 33 prêmios
Fear the Old Blood! Bloodborne é conhecido pelo seu gameplay extremamente desafiador e acabou se tornando um verdadeiro clássico quando o assunto é soulslike. Com uma ambientação fiel ao gótico e com arquitetura da era Vitoriana, os jogadores precisam enfrentar seus maiores pesadelos enquanto buscam respostas pelas ruas de Yharnam.
O game é um prato cheio para os entusiastas de um bom desafio e está disponível na PS Store e incluso na Plus Collection — exclusivamente para os jogadores de PlayStation 5.
Journey (2012) — 58 prêmios
Um título com mecânicas simples, mas de visual espetacular. Em Journey, o jogador assume o papel de uma figura encapuzada, vestida com um grande manto vermelho, no meio de um vasto e misterioso mundo desértico repleto de ruínas e templos abandonados.
Do sol escaldante do deserto até tumbas mais gélidas, o carismático jogo instigou muitas discussões sobre como videogames também podem ser uma forma sucinta de expressão da arte. A trilha sonora também foi aclamada, conquistando até uma nomeação no Grammy Awards.
Lançado originalmente no PlayStation 3, pelos estúdios Thatgamecompany, Tricky Pixels e Santa Monica — da franquia God of War — Journey ainda recebeu uma versão para PC e PlayStation 4.
Ghost of Tsushima (2020) — 60 prêmios
Outro exclusivo de PlayStation chegou “sentando na janelinha”. No começo, Ghost of Tsushima foi bem tímido, mas não tardou muito e logo foi ovacionado até pela crítica japonesa — um feito verdadeiramente notável por ser um jogo ocidental.
Produzido pela Sucker Punch — mesmo estúdio de InFamous —, o game de samurai conta a história de Jin Sakai, um guerreiro que deve abandonar sua honra para conseguir vencer o Império Mongol.
O game ganhou nota máxima da revista japonesa Famitsu, se tornando o 3º jogo ocidental a atingir tal avaliação de 40/40 na publicação.
Horizon Zero Dawn (2017) — 69 prêmios
Em um futuro pós-apocalíptico onde máquinas colossais deram lugar a animais no bioma terrestre, Aloy busca respostas para o que causou tudo aquilo. Em Horizon Zero Dawn, o mundo selvagem não está a seu favor e o jogador precisa enfrentar muitos desafios, sendo os humanos a maior ameaça de todas.
Lançado para PlayStation 4, o game também foi disponibilizado recentemente para PC. Horizon ainda terá uma continuação para PS4 e PS5 em 2021, esta intitulada de “Forbidden West”.
Death Stranding (2019) — 112 prêmios
Produzido por Hideo Kojima, um dos diretores mais renomados da indústria, Death Stranding consolidou sua identidade por ser um game bem diferente. Sam Bridges, interpretado pelo ator Norman Reedus (The Walking Dead), é o protagonista e deve fazer diversas entregas para reconstruir a humanidade, enquanto foge de criaturas sobrenaturais, chuvas tóxicas e ladrões de carga.
O jogo está disponível para PlayStation 4 e PC. Mesmo perdendo o GOTY para Sekiro: Shadows Die Twice, Death Stranding foi o game que conquistou mais prêmios em 2019.
Uncharted 4: A Thief’s End (2016) — 188 prêmios
Mesmo aposentado, o caçador de tesouros é forçado a voltar para o mundo da roubalheira. Uncharted 4: A Thief’s End é a conclusão da história de Nathan Drake na franquia e a Naughty Dog não poupou esforços para lançar um jogo digno dos maiores orçamentos de Hollywood.
Com riscos muito mais pessoais, Nate embarca em uma jornada pelo mundo em busca de uma conspiração histórica por trás de um famoso tesouro pirata de Henry Avery. Apesar de não vencer como Jogo do Ano durante a premiação do The Game Awards, ele foi o título que mais conquistou prêmios em 2016.
O game também está incluso na Plus Collection para os jogadores de PlayStation 5.
The Last of Us (2013) — 257 prêmios
Considerado por muitos veículos como a obra mais importante da década passada, The Last of Us ganhou o coração da crítica sendo um dos jogos mais amados de PlayStation 3. Visto tamanho sucesso, foi relançado de forma remasterizada para o PS4 em seguida. O primeiro capítulo da saga de Joel e Ellie vendeu mais de 20 milhões de unidades nos dois consoles.
Mesmo perdendo o título Jogo do Ano para GTA V, a aposta da Naughty Dog foi a que conquistou mais prêmios em 2014. Com uma legião de fãs que se deleitaram pela narrativa e background profundo dos personagens, a sequência garantiria ainda mais sucesso. The Last of Us Remastered também faz parte da PS Plus Collection.
God of War (2018) — 258 prêmios
Digno de toda a exaltação, God of War de 2018 foi um sucesso absoluto e um excelente recomeço para Kratos, que desta vez estava na companhia de um novo personagem: seu filho Atreus. O ponto alto do game é a ambientação na mitologia nórdica, com muitos figurões como Odin, Thor e diversas outras entidades. God of War é um dos exclusivos de PlayStation mais desejados.
Totalmente diferente dos jogos de PlayStation 2 e PlayStation 3, o aclamado título venceu como Jogo do Ano em 2018 e também foi o mais premiado naquele ano — e também está incluso na PS Plus Collection.
The Last of Us Part II — 294 prêmios
Seria impossível concluir esta lista sem antes mencionar o grande sucesso de The Last of Us Part II. O jogo da Naughty Dog conquistou, nada mais nada menos, que 294 troféus e se consagrou como o mais premiado da história.
A trama do título gira em torno da vingança de Ellie, que jurou ir até o fim para vingar um ente querido. O ponto forte da nova aventura é a jornada de empatia, que colocará o jogador em situações extremas.
É válido mencionar a direção artística e a trilha sonora do jogo, que dão um toque especial à obra. O aclamado game foi lançado para PS4 e também está disponível no PS5 através da retrocompatibilidade.
Futuros exclusivos de PlayStation são promissores
O futuro também parece promissor, já que temos grandes lançamentos a vista como Horizon Forbidden West e a aguardada sequência God of War Ragnarok. Será que esses exclusivos de PlayStation conquistarão tantos prêmios quanto o elenco acima? Quais as suas expectativas, caro leitor?