Fãs do filme, diretores de Predator Hunting Grounds celebram chegada de Dutch
"Foi um sonho se tornando realidade", explicam CEO e CCO da Illfonic
“Uma carta de amor a Predador”. É assim que Jared Gerritzen, COO da Illfonic, descreve o mais recente lançamento do estúdio, Predator Hunting Grounds – game multiplayer de sobrevivência baseado no famoso filme estrelado por Arnold Schwarzenegger em 1987. Agora, em seu primeiro DLC, o personagem Dutch, interpretado pelo icônico ator, será disponibilizado aos jogadores no game.
Por isso, o MeuPlayStation conversou com Jared e também com Charles (Chuck) Brungardt, CEO da empresa. Ouvimos um pouquinho do quanto eles são fãs da saga e, claro, sobre a experiência de ter um ídolo gravando para o jogo que eles produziram. O sentimento que os executivos destacaram não poderia ser mais claro: “um sonho se tornando realidade”.
Mas o detalhe mais interessante dessa história é que o personagem foi adaptado para os tempos atuais. No fim dos anos 80, ele era ainda um “garotão”, só que agora Arnold já tem mais de 70 anos. Como fazer isso aparecer no jogo, mas sem deixar de lado aquela imagem bem definida pelos entrevistados como “badass” que Dutch sempre teve? Esse foi o maior desafio.
Nós somos grandes fãs. Era um sonho. Então quando começamos a falar sobre isso e a fazer, o principal que fizemos foi pensar o que o Dutch estaria fazendo, suas motivações, o que poderia ter acontecido com ele nesse tempo. Quando escrevemos tudo isso, adaptamos o visual e as características. Fizemos a cicatriz da luta dele com o predador, a sua arma tradicional foi modernizada… O Dutch de 87 tinha uma arma bem icônica, então ele teria que continuar com ela, mas numa versão diferente. E levamos em conta que ele continuou sendo aquele cara badass de sempre. Quando você fala com um fã de Predador, como eu, não iria querê-lo andando devagar, por exemplo. Queríamos que fosse tão legal quanto nos filmes, explicou Jared.
Já Chuck lembra que ter o personagem no game sempre foi uma ideia considerada até um pouco “utópica” pelos desenvolvedores. Afinal, não parecia que Arnold poderia se interessar por um projeto como Predator Hunting Grounds. O assunto sempre foi levado no “bom humor”, no “sonho”, até que a possibilidade apareceu e tudo saiu do papel de forma natural e, até certo ponto, surpreendente.
Foi um sonho virando realidade. Nós quando trabalhamos no jogo, sempre falamos que seria legal trazer o Dutch, mas de certa forma, brincando. Nunca achamos que seria realidade. Um dia estávamos trabalhando com alguns caras que conheciam o empresário dele, falamos disso e ele gostou da ideia. O empresário disse que o Arnold adora o filme, que talvez pudesse sim ser uma possibilidade. Ele ficou interessado, demorou um pouco para sair, mas fizemos e foi muito incrível, comentou.
Agora, imagine a sensação de trabalhar com um cara como Schwarzenegger em um jogo que seu estúdio desenvolveu. Deve ser incrível, não é? Chuck explica que o processo todo muito profissional e que o ator aproveitou até para dar alguns pitacos e se engajou bastante – para que tudo tivesse o melhor resultado possível.
Foi incrível trabalhar com ele. É um cara super legal, fez uma performance ótima, estava muito preparado. Foi realmente um sonho se tornando realidade. Ele foi super profissional, ótimo. É um pouco parecido o processo com um filme, ele viu o script, gostou e a partir dali também deu sugestões, conversamos e foi tudo muito natural. Levamos em consideração o que ele falou. Fizemos a captura de voz, ele também se mostrou interessado em ver a versão virtual dele… Foi bem bacana, destacou.
Por enquanto, a série ainda não deve ser expandida para além do primeiro filme. Mas isso não quer dizer que Predator Hunting Grounds não terá mais updates. Pelo contrário.
Carta de amor a Predator
A Illfonic garante que esse é só o começo. Há um roadmap recheado de conteúdo, gratuito e pago, para os próximos meses. A ideia é dar aos jogadores cada vez mais diferentes atrativos para eles seguirem engajados com Predator Hunting Grounds.
É muito importante manter o jogador engajado. Teremos mais conteúdo free e premium. Queremos dar mais personagens, coisas divertidas e sempre atualizar o jogo com novos mapas, novos patches, tweaks para equilibrar, manter a comunidade engajada. Não queremos simplesmente lançar e pronto. É uma carta de amor a Predator. Enquanto os jogadores estiverem lá, vamos dar o nosso máximo, com todo o suporte possível, explica Jared.
Esse tipo de upgrade, aliás, é fundamental em qualquer jogo desse tipo – algo que o estúdio conhece muito bem. Para eles, inclusive, os games multiplayer têm tudo para serem ainda mais bem sucedidos com a geração que está crescendo agora.
Nós realmente adoramos esse tipo de jogo. Permite que amigos joguem juntos e experimentem algo diferente, que talvez não estejam em outros jogos mais tradicionais. Os jogadores podem criar as suas próprias histórias. Para nós, é muito empolgante. Acho que essa geração que está crescendo vai gostar muito disso também daqui para frente. Acredito que é uma época ótima para multiplayer, observa Chuck.
Ao que tudo indica, a aposta deu certo. Jared revelou que o feedback vem sendo bastante positivo, seja da indústria ou de fãs do Predador. Chuck, por sua vez, lembrou que o primo da sua esposa, que adora os filmes, pegou o jogo na última sexta-feira e jogou o dia inteiro. Para eles, isso é o que mais vale.
É gratificante ter um feedback assim, de pessoas que gostam. Recebemos várias mensagens de amigos que estão na indústria e ficaram impressionados, dizendo que o jogo foi muito fiel à franquia, e isso foi incrível. Os fãs viram, entenderam e acharam que é uma experiência digna de Predador. Isso é mais importante do que qualquer coisa.
Vale lembrar que Predator Hunting Grounds está à venda por R$ 159,90 na PlayStation Store Brasileira. O pack especial de conteúdo com Dutch, sua faca mortal e o fuzil QR5 “Hammerhead” sai por R$ 25,90.