Dev comenta modo multiplayer de Ghost Recon Breakpoint
Trabalho em equipe é uma das chaves para a vitória no PvP.
Ghost Recon Breakpoint vem aí, e as novidades do modo multiplayer seguem aparecendo. Durante a Gamescom, várias delas foram divulgadas ao público, e um dev do game explicou mais da jogabilidade tática que veremos nas partidas online.
Em postagem no Blog da PlayStation, Eric Couzian, diretor criativo de Ghost Recon Breakpoint, falou que aprendeu muito com a experiência online tardia de Ghost Recon Wildlands, ouvindo também os pedidos da comunidade.
Segundo ele, o trabalho em equipe será um dos pontos principais para a vitória. Se comunicar e usar as ferramentas à disposição com eficiência é fundamental. Como, por exemplo, detectar inimigos e avisar os aliados através do minimapa para evitar surpresas.
Ghost Recon Breakpoint e suas classes
O PvP de Ghost Recon Breakpoint terá diversas classes. O jogador escolhe a que condiz mais com seu estilo de gameplay. São elas: Assault, Sharp Shooter, Panther (batedor) e Medic. Couzian ainda afirmou que mesmo com tais diferenças, todas as armas estarão abertas em todas classes, o que dá liberdade competitiva no online.
Não há diferença entre armas para cada classe. Quisemos dar liberdade competitiva aos jogadores, para poder customizar sua classe como quiserem e usar qualquer arma. É algo que a comunidade de Wildlands vem pedindo.
Contudo, embora qualquer arma possa ser escolhida, as classes são muito diferentes. Cada uma possui uma habilidade especial. Segundo o dev, o Medic, por exemplo, joga um item no chão que cura em área, além de dar vida extra. Ele também revive mais rápido que os outros e pode usar um drone para reviver aliados à distância. Perks exclusivos dele.
Durante as batalhas, sempre que alguém for abatido, um aliado precisará revivê-lo. Isso mesmo, não existe respawn, o que torna as coisas ainda mais táticas. E caso um jogador levante o colega, ele voltará com metade da vida. Segundo o dev:
Você não dá respawn, então precisa ser muito cuidadoso e ficar escondido. Mas ao mesmo tempo, nunca é eliminado, apenas aguarda ser revivido pela sua equipe.
Couzian também falou sobre o sistema de progressão compartilhado. Não existem mais níveis de armas no modo multiplayer, uma medida que foi tomada para equilibrar mais os match-ups. Agora, os Ghosts equipados e evoluídos no modo campanha estarão no PvP, mas sem haver a vantagem absurda de níveis.
Antes de tudo, queremos ter certeza que ninguém possui uma vantagem muito grande. O maior elemento de progressão é o nível de seu equipamento. Então naquele modo (campanha), se tiver uma AK-47 de nível 100, será muito poderosa. Mas no PvP, eliminamos o nível das armas, então você ainda tem a arma preferida, mas nunca será poderoso demais.
Mapas diversificados e táticos
Os mapas também estão mais diversificados. Cada um deles tem uma versão para ser jogada de dia e outra para noite. Para este último, a furtividade será um elemento essencial na busca pela vitória. O dev disse:
Em cada mapa é possível jogar em horários diferentes e com condições diferentes de tempo. Em alguns casos, isso realmente muda o jogo, especialmente à noite, quando precisará dos óculos e outros equipamentos. É possível ser muito mais furtivo.
Battle Royale em Ghost Recon Breakpoint
Os jogadores também podem esperar por elementos de Battle Royale no jogo. Os mapas diminuirão constantemente, o que desfavorece os famosos “campers”. O diretor comentou que em partidas de Ghost Recon Breakpoint, haverá um período de quatro minutos e meio antes da tal diminuição.
Queremos sempre incentivar o movimento em vez de “camperar”, e é importante que cada partida tenha uma conclusão satisfatória. Eventualmente, a zona de combate cada vez menor o levará ao confronto não importa o que. Mas em partidas normais, o efeito se inicia após bastante tempo; geralmente, não será encontrado. Em Wildlands, descobrimos que o tempo médio de uma rodada é de quatro minutos. Aqui, o mapa começa a diminuir após quatro minutos e meio.
Ghost Recon Breakpoint chegará em menos de dois meses, no dia 4 de outubro. O game virá para PlayStation 4, Xbox One, PC e Stadia.