PlayStation, Microsoft e Nintendo estão sendo investigadas no Reino Unido
Três gigantes dos consoles na mira das autoridades da Rainha.
PlayStation, Xbox e Nintendo estão sob o olhos das autoridades britânicas. A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), uma espécie de órgão do governo daquele país, anunciou a abertura de uma investigação sobre as práticas de Sony, Microsoft e Nintendo em seus serviços online.
Os fiscais querem saber – mais a fundo – se estes produtos violam alguns dos direitos dos consumidores. A preocupação se concentra, principalmente, nas práticas de reembolso, renovação automática e outros termos.
“Nossa investigação vai tentar descobrir se as maiores companhias de videogames online estão sendo justas com os seus clientes quando renovam automaticamente os seus contratos e se as pessoas podem cancelá-los facilmente ou obter de volta o seu dinheiro,” explicou Andrea Coscelli.
A CMA já entrou em contato com as empresas pedindo esclarecimentos e informações mais detalhadas sobre seus modelos de negócios online. O objetivo é tentar entender melhor as práticas. O órgão também encoraja os jogadores a enviarem suas experiências para auxiliar no processo.
Por enquanto, não há nenhuma tratativa a ser feita, no entanto as autoridades já afirmaram “estarem prontas para agir” caso encontrem algo em desacordo.
Falando em reembolso
Recentemente, a Sony alterou suas políticas de reembolso na PlayStation Store. A empresa deixou claro como são suas diretrizes, facilitando a ação dos consumidores.