Tecnologia

Windows 11 pode ganhar recurso estilo DLSS em update

Build de testes do Windows 11 revela tecnologia de upscaling de resolução por com o auxílio de IA

por João Gabriel Nogueira
Windows 11 pode ganhar recurso estilo DLSS em update

A Microsoft parece estar preparando um recurso semelhante ao DLSS da Nvidia para funcionar de maneira nativa no Windows 11. Atualmente chamado de Automatic Super Resolution (Super Resolução Automática), a novidade apareceu em uma das builds de testes do sistema operacional mais usado no mundo.

O DLSS é apenas a versão mais conhecida de uma tecnologia bastante popular em gerações mais atuais de GPUs. É o mesmo que a AMD chama de FSR e a Intel de XeSS. Trata-se de usar IA para artificialmente aumentar e melhorar a imagem de uma resolução baixa na hora de rodar um jogo – assim é possível afogar menos a GPU e melhorar a performance sem sacrificar tanto os visuais.

“A versão 24H2 (do Windows 11) vai ter um recurso de “Super Resolução” IA, como reports anteriores mencionaram. Aqui estão algumas configurações para ele nas opções gráficas – um selecionador de padrão e opções por aplicativo (26052).”

Como indicado pelo tweet, o recurso foi encontrado na build 26052 para os Windows Insiders. O autor estima que a novidade vai ser disponibilizada para todos na próxima grande atualização do sistema, a 24H2, mas isso é apenas especulação. A Microsoft pode reservar para um outro update ou até acabar desistindo da tecnologia, então precisamos aguardar informações oficiais.

Windows 11 segue firme com atualização antes do Windows 12

A próxima grande atualização do Windows 11, conhecida como 24H2, foi confirmada pela Microsoft como o foco da empresa para seu sistema operacional neste ano, em detrimento a um possível Windows 12.

Os ciclos de cada versão do Windows são um tanto imprevisíveis porque dependem um pouco do sucesso de cada novo sistema operacional. Do Windows 8 para o 10 foram apenas 3 anos, enquanto do 10 para o 11 foram seis anos até o update. Fica difícil, então, especular quando veremos o 12. Enquanto isso, a atualização 24H2 para a versão atual do sistema traz novidades bem interessantes, que você pode conferir aqui.