Tecnologia

Vendas de PCs crescem 3% no 1º trimestre e IA deve impulsionar setor

IA deve vir embarca em cada vez mais dispositivos, ajudando o setor

por Andrei Longen
Vendas de PCs crescem 3% no 1º trimestre e IA deve impulsionar setor

O mercado global de vendas de PCs está passando por uma recuperação. Segundo uma pesquisa da firma Counterpart Research, após dois anos seguidos de quedas, as vendas do setor subiram 3% nos primeiros três meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. E duas empresas se destacam nessa onda de crescimento: a Lenovo e a Acer.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

De acordo com a pesquisa, os dados que aparecem abaixo são, na verdade, relacionados aos envios das fabricantes em função das demandas do mercado global. Sendo assim, a Lenovo aumentou seus envios em 8% (13,7 milhões) e, a Acer, em 6% (3,7 milhões), sendo as duas com maior participação.

gráfico mostrando quais empresas lideram as vendas de pcs no primeiro trimestre de 2024
Fonte: Counterpart Research.

A Apple aparece em terceiro lugar, com 2% (12 milhões) de crescimentos nos envios. E, a Dell, apresentou um leve resultado negativo, com -0.4% de participação (9.2 milhões). Para as duas empresas, os números são mais estáveis e não representam grandes mudanças em relação ao primeiro trimestre de 2023.

IA deve impulsionar vendas de PCs neste ano

Sgundo uma projeção da firma de pesquisa, a IA embarcada em computadores deve ajudar não só a manter esse momento positivo do mercado, como também a impulsionar as vendas de PCs durante os meses restantes deste ano.

E essa aceleração deve ser mantida também para 2025 e em 20026, pois as próprias fabricantes estão se movendo em torno da adoção da tecnologia nos seus equipamentos.

A expectativa, inclusive, tem tudo a ver com uma declaração recente de Lisa Su, CEO da AMD. Segundo ela, todo mundo daqui para frente passará a querer um PC com funções alimentados por inteligência artificial. Tamanha a diferença no processamento de dados e na otimização de recursos que a tecnologia poderá prover.