Snapdragon X Elite decepciona em primeiros testes de performance
Usuário com acesso ao Snapdragon X Elite antes do previsto relata performance pior que do iPhone 12
O Snapdragon X Elite, novo processador para notebooks baseado em ARM da Qualcomm, começou a aparecer em testes não oficiais e os resultados não têm sido dos melhores. O SoC chegou a ter resultados piores que o A14, presente no iPhone 12 Mini que já tem quatro anos de idade.
Um usuário do Reddit, que assina como caponica23, recebeu seu Galaxy Book 4 Edge com Snapdragon X Elite antes do tempo previsto – algo que acontece de vez em quando. Assim, ele pôde divulgar resultados de testes de performance (benchmark) antes de qualquer site especializado, que ainda seguem sob embargo.
O notebook em questão alcançou 1.829 pontos em single core no Geekbench, indo para 11.379 pontos em multi-core. Os resultados foram obtidos fora a tomada. Com o notebook plugado os números aumentam pouco, indo para 1.841 e 11.537, respectivamente.
São valores bem abaixo do que já foi mostrado pela Qualcomm em eventos, onde o processador alcançava 2.977 e 15.086. O boost clock obtido pelo Snapdragon X Elite no notebook também ficou bem abaixo do prometido, alcançando 2,52GHz, enquanto a promessa chegava em 4GHz.
For those who can’t comprehend how f*cking miserable this is, X Elite’s actual big core performance is slower than the 4-year-old A14 chip in the iPhone 12 mini.
Qualcomm initially inflated the single-core score to 3200, which dropped to 2900 in an actual Windows environment,… pic.twitter.com/SFxk8sEMZm
— INIYSA (@lafaiel) June 13, 2024
Os tweets acima são de Iniysa (@lafaiel), que se mostrou especialmente revoltado com os resultados do novo processador da Qualcomm. É dele a comparação com o iPhone 12, e seu entendimento é que o thermal throttling seria o culpado pela performance pior em relação ao prometido.
Ainda é cedo para conclusões em relação ao Snapdragon X Elite
Os números não estão nada favoráveis para o novo SoC baseado em ARM da Qualcomm, mas é importante não se precipitar na hora de tirar as conclusões. Isso por causa dos famosos drivers.
Como caponica23 recebeu seu notebook antes do previsto, é provável que os drivers do sistema não estejam atualizados, o que não configura um ambiente ideal para testes sintéticos de performance. O próprio usuário comentou que Resident Evil 7 Village rodava entre 40 e 50fps com quedas de frame e, depois de um update, passou para 60 a 100fps sem perdas de frames.
É interessante aguardar testes de fontes mais confiáveis antes de tirar qualquer conclusão sobre o Snapdragon X Elite. O MSI Claw também mostrou a diferença que um simples update de driver pode fazer – clique aqui para saber mais.