Tecnologia

Mesmo com sanções dos EUA, China fabricará chips 5nm [rumor]

Segundo rumores, principal fabricante de semicondutores do país começa fabricação em 5nm em breve

por João Gabriel Nogueira
Mesmo com sanções dos EUA, China fabricará chips 5nm [rumor]

A principal fabricante de semicondutores da China está expandindo suas operações para a fabricação em massa de chips no processo de 5nm, segundo informações da Reuters e do Financial Times. Os avanços acontecem enquanto o país enfrenta duras sanções impostas pelos Estados Unidos para barrar a produção tecnológica da China.

Os rumores afirmam que a Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC) criou novas linhas de produção em Xangai para fazer os processadores em 5nm, que teriam sido projetados pela Huawei. Para contornar as sanções norte-americanas, a fabricante usaria equipamentos holandeses e recorreria ao estoque de máquinas dos EUA que já existiam no país.

Foto da placa de uma das instalações da SMIC, que vai produzir chips em 5nm na China.
Fonte: Wikimedia Commons

Tanto SMIC quanto Huawei foram contatadas pelo pessoal da Reuters, mas não se pronunciaram sobre os rumores.

China enfrenta sanções internacionais em seu processo de 5nm

O governo dos EUA proibiu empresas nacionais de fornecerem equipamentos e tecnologia para a China sem uma autorização oficial. As autoridades norte-americanas argumentam que as companhias chinesas trabalham com o governo e forças militares de seu país, ameaçando assim a segurança dos Estados Unidos.

Críticos contra a medida alegam que as sanções foram feitas para sabotar o rápido crescimento da China na área de tecnologia, e dar uma vantagem aos EUA de crescer mais e despontar no lucrativo mercado de fabricação de semicondutores. Em contrapartida, o governo chinês tem investido pesado no desenvolvimento de soluções internas para suas manufaturas de chips.

Com tantos países competindo pela supremacia de semicondutores, ao menos esperamos não ver mais problemas na cadeia de suprimentos tão cedo. Relembre aqui as dificuldades de lançamento do PS5.