Samsung supera Apple ao vender quase 3 bilhões de celulares nos últimos 10 anos
Juntas, Samsung e Apple dominam mais de 40% do mercado global de smartphones
Não é segredo para ninguém que a Samsung e a Apple dominam as vendas globais de smartphones. Porém, desta vez, temos números mais concretos. Segundo uma análise da Altindex sobre relatórios recentes da Statista, a sul-coreana vendeu quase 3 bilhões de dispositivos nos últimos dez anos. E a marca da maçã mordida aparece em segundo lugar, com cerca de 700 milhões de aparelhos comercializados no mesmo período.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Essa competição entre a Samsung e a Apple começou lá em 2010, quando a sul-coreana lançou a linha Galaxy para competir com os iPhone da norte-americana. Desde então, as duas marcas vêm disputando o pódio das preferências entre os consumidores. E, anualmente, as remessas de envio a lojistas e varejistas ao redor do mundo pelas duas foram, de longe, as maiores entre todas as outras fabricantes.
Sendo assim, desde 2014, a Samsung desponta com mais de 2,9 bilhões de aparelhos enviados para venda. A Apple vem em segundo, com mais de 2,2 bilhões de smartphones. Juntas, elas detêm 40% de participação no mercado mundial. Outras empresas que aparecem na listagem, mas com remessas de envio muito menores, em valores aproximados, são a chinesa Xiaomi (1,1 bilhão), Huawei (1 bi), Oppo (911 milhões) e Vivo (526 mi).
A disputa anual entre Samsung e Apple
A análise da pesquisa indica que, num comparativo ano a ano, a Samsung e a Apple têm desempenhos diferentes no mercado. Enquanto a primeira, em anos sequenciais, diminuiu suas remessas de envio a lojistas em cerca de 10%, a segunda flutua entre altos e baixos, mas com saldo positivo de 2% no mesmo período entre 2014 e 2024.
Acompanhe o gráfico abaixo com o histórico de envios, que pode significar em vendas totais.
Essa disputa ainda deve render milhões de envios e vendas globais. A Apple está prestes a anunciar o iOS 18 e um possível iPhone dobrável, enquanto a Samsung aposta alto na sua linha Galaxy S24 e apresenta estratégias sólidas de fabricação de semicondutores pro terceiro trimestre deste ano.