Tecnologia

Produção em massa da geração Rubin de GPUs Nvidia começa em 2025 [rumor]

Analista afirma que Nvidia vai começar produção em massa de sua próxima geração Rubin de GPUs no final de 2025

por João Gabriel Nogueira
Produção em massa da geração Rubin de GPUs Nvidia começa em 2025 [rumor]

A Nvidia pode começar a produção em massa de sua próxima geração de GPUs, a Rubin R100, no quarto trimestre de 2025. É isso que aponta o famoso analista de mercado Ming-Chi Kuo, observando que sistemas DGX e HGX com o novo hardware serão produzidos em seguida, no primeiro semestre de 2026.

Soa estranho falar das próximas GPUs da Nvidia enquanto as Blackwell nem chegaram ao segmento doméstico de computadores ainda, mas o desenvolvimento nunca para e a produção deve se antecipar para suprir a crescente demanda de um mercado em constante expansão. A geração Rubin homenageia Vera Rubin, astrônoma dos EUA que avançou estudos sobre matéria escura e rotação das galáxias.

Fotografia em preto e branco de Vera Rubin fazendo pesquisa.
Fonte: Vassar College Library

Entrando em detalhes do hardware, o pessoal do WCCFTech afirma que as GPUs Rubin R100 usarão nodos fabricados no processo N3 (de 3nm FinFET) da TSMC. Especula-se que elas virão acompanhadas de memórias HBM4, também previstas para entrar em produção em massa no final de 2025. A geração Blackwell usa tecnologia HBM3E.

Os rumores também mencionam que a Nvidia busca trabalhar melhor a eficiência energética em sua próxima geração de GPUs. O consumo de energia tem se tornado um dos principais problemas na computação de alto nível, especialmente em grandes data centers, e a fabricante quer buscar soluções para isso como um diferencial em seus produtos.

Geração Rubin R100 ainda está bem distante

Se as especulações e rumores sobre a nova família de GPUs da Nvidia se confirmarem, a geração ainda está um bocado distante de um lançamento oficial e ainda mais longe de chegar ao seu PC.

Com os primeiros sistemas DGX e HGX sendo revelados somente em 2026, deve ser nesse ano que veremos o anúncio da possibilidade de produtos domésticos com os novos componentes. Enquanto isso, continua a corrida de rumores para descobrir qual RTX baseada em Blackwell chega primeiro. Leia mais aqui.