Nvidia acelera seu roadmap e vai lançar novas gerações de hardware todo ano
Aproveitando seu sucesso em IA, Nvidia investe mais em R&D e vai diminuir seu ciclo de lançamento de dois anos para um
A Nvidia vai acelerar seu roadmap de lançamentos de novas gerações de hardware e reduzir o ciclo de dois anos para apenas um. A informação vem do próprio CEO da empresa, Jensen Huang, que revelou a mudança durante uma reunião recente com investidores.
O executivo destacou alguns dos produtos atuais com IA da Nvidia em sua apresentação, mostrando como teremos novidades ano a ano no departamento de GPUs. Na imagem abaixo, podemos ver os chips atuais H200 passando para B100 (Blackwell) e a previsão para a geração seguinte, X100.
Mas a mudança não se resume às soluções gráficas da empresa, alcançando também suas CPUs, NICs e quaisquer outros produtos, como disse Huang:
“Bom, eu posso anunciar que depois de Blackwell, terá outro chip. E estamos em um ritmo de um ano. Então você pode contar com isso.
Novas CPUs, novas GPUs, novos NICs para rede, novos switches, vários chips que estão chegando. E tudo isso, a parte linda é que tudo isso roda CUDA.”
A aceleração do roadmap indica que a Nvidia está revertendo muito de seus ganhos exorbitantes com IA de volta em pesquisa e desenvolvimento, provavelmente para manter sua posição de liderança no emergente mercado.
Roadmap da Nvidia se alinha com rumores sobre R100
Os planos anunciados por Huang em sua última reunião com investidores ajudam a dar força aos últimos rumores sobre a próxima geração de chips da Nvidia, a R100.
No roadmap podemos ver que em 2025 teremos o lançamento das GPUs baseadas em X100, e os boatos dizem que nessa mesma janela a empresa vai começar a produção em massa de R100 – também conhecida como Rubin. Isso possibilitaria o lançamento em 2026, mantendo o novo ritmo ano a ano de lançamentos.
Leia mais sobre os chips Rubin R100 clicando aqui.