Tecnologia

NVIDIA lança novos switches para redes de alta performance e IA

Nova linha X800 da NVIDIA é a primeira plataforma de rede do mundo a alcançar 800Gb/s de ponta a ponta

por João Gabriel Nogueira
NVIDIA lança novos switches para redes de alta performance e IA

A NVIDIA está entrando em uma nova geração de hardware com a arquitetura Blackwell, e aproveitou o momento para apresentar seus novos switches da série X800. São produtos voltados para redes e data centers, otimizados para transferência de informações em larga escala e otimizados para IA.

Segundo a fabricante, os switches da série X800 são os primeiros do mundo a alcançar uma taxa de transferência de 800Gb/s de ponta a ponta. Obviamente, eles são compatíveis com produtos Blackwell e prometem acelerar aplicações de IA, computação em nuvem e o segmento HPC (High Performance Computing).

“Os switches NVIDIA X800 são plataformas de rede ponta a ponta que nos permitem alcançar IA generativa em escala de trilhões de parâmetros, essencial para novas infraestruturas de IA”, declarou Gilad Shainer, vice-presidente sênior de redes para a empresa.

Os novos produtos X800 pertencem às séries Quantum-X800 e Spectrum X-800, voltados para infraestruturas dedicadas a IA e desempenho de rede para nuvem, respectivamente. Alguns dos clientes que serão os primeiros a adotar as novas plataformas incluem Microsoft Azure, Oracle Cloud Infrastructure e Coreware.

A evolução dos data centers em mecanismos de IA de alto desempenho, aliada à demanda crescente por infraestrutura de rede robusta, evidencia a necessidade urgente de incorporar soluções de IA nas operações empresariais”, acrescentou Marcio Aguiar, diretor da divisão enterprise da NVIDIA na América Latina.

Gigantes tech como NVIDIA querem mais IA

Com lucros exorbitantes impulsionados pela seu excelente posicionamento no segmento de IA, não é à toa que a NVIDIA investe cada vez mais na tecnologia. Não apenas investimentos, a companhia faz campanha para enaltecer os benefícios em detrimento aos riscos inerentes da IA.

Até a AMD, com uma renda bem menor do que sua rival, já enxerga vantagens suficientes no segmento para também promover um investimento constante e crescente em IA. Leia mais aqui.