Tecnologia

CEO da Nvidia incentiva infraestrutura IA e faz pouco caso de seus riscos

Jensen Huang, o chefe da Nvidia, afirmou que perigos envolvendo IA estão sendo inflados por "interesses"

por João Gabriel Nogueira
CEO da Nvidia incentiva infraestrutura IA e faz pouco caso de seus riscos

Jensen Huang, o CEO de jaqueta da Nvidia, discursou durante a World Governments Summit em Dubai, onde ele incentivou que cada país construa sua infraestrutura para IA o quanto antes. Na mesma fala, o executivo não fez muito caso dos riscos envolvendo a tecnologia, ressaltando inclusive que eles seriam inflados por “interesses”.

Huang comentou que é importante que cada país tenha uma infraestrutura própria para IA para não apenas aproveitar seu potencial econômico, mas também para que seus parâmetros sejam definidos nacionalmente, protegendo a cultura de cada região. “Vocês não podem deixar que isso seja feito por outras pessoas”, declarou.

“O resto realmente depende de vocês para tomar iniciativa, ativar sua indústria, construir a infraestrutura, o mais rápido que puderem. Há interesses em assustar as pessoas sobre essa tecnologia, para mistificar essa tecnologia, para encorajar outras pessoas a não fazerem nada com a tecnologia e confiar neles para fazê-lo. Eu acho isso um erro.”

Nvidia não ignora os riscos da IA

Apesar de não se preocupar muito com os perigos envolvendo o crescimento acelerado da inteligência artificial, o CEO da Nvidia não ignorou completamente esses fatores em seu discurso. Ele menciona que uma regulamentação pode ser feita, e compara com outras tecnologias como aviação e automóveis, que também já foram novos e “regulamentados com sucesso”, segundo o executivo.

Algumas das preocupações com IA envolvem sua capacidade de diminuir oportunidades de trabalho e a ajuda no espalhamento de desinformação. A Nvidia detém aproximadamente 80% do mercado high-end de empresas usando chips com a tecnologia, e aparentemente vai investir ainda mais na área com a fabricação de soluções customizadas, conforme você pode ler mais aqui.