Tecnologia

Nome de novos processadores IA da AMD aparece em vazamento

AMD deve colocar IA no nome de seus próximos Ryzen para destacar a presença de NPUs e foco em inteligência artificial

por João Gabriel Nogueira
Nome de novos processadores IA da AMD aparece em vazamento

A listagem de novos notebooks no site oficial da Asus acabou revelando “por acidente” qual será o nome da próxima linha de processadores Ryzen da AMD para notebooks. Aparentemente, a fabricante vai querer ressaltar a presença da inteligência artificial até no nome desses produtos, que passam a se chamar Ryzen AI.

A informação vem da conta @harukaze5719 no Twitter (post abaixo), que foi um dos primeiros a avistar a novidade no site da Asus. A captura de tela mostra um novo processador chamado Ryzen AI 9 HX170, trazendo inclusive detalhes de suas especificações.

De acordo com a descrição, o processador vem com um clock de 5,1GHz, 12 núcleos (24 threads) e performance IA de até 77 TOPs, Essa é a abreviação de “trilhões de operações por segundo”, métrica normalmente usada para medir o desempenho de inteligência artificial.

Uma outra captura fala do desempenho específico da arquitetura XDNA, ou seja, do núcleo de processamento neural, a NPU. Ela aparece estimada em 45 TOPs.

O pessoal do PCGamesN especula que a mudança de nome vem para fazer frente direta à Intel, que também adotou a nomenclatura Core Ultra para seus novos processadores com IA. Essa mudança deve ficar restrita aos notebooks por enquanto, porque vazamentos anteriores já indicam que os novos processadores baseados em Zen 5 para o desktop vão vir com o nome comercial de Ryzen 9000.

Novos Ryzen da AMD focam em IA

É evidente o impacto que a popularidade da IA tem no mundo do hardware, agora resultando até numa mudança de nome para os componentes da AMD para notebooks a fim de promover mais a tecnologia.

A implementação de componentes dedicados, no entanto, pode ter um impacto negativo na performance das áreas mais tradicionais da computação. Isso aconteceria por causa do espaço ocupado pela NPUs nos processadores, especialmente quando falamos de hardware para notebooks, com espaço mais limitado. Leia mais sobre isso clicando aqui.