Tecnologia

IA acusada de sacrificar desempenho em futuros chips Intel e AMD

Para perseguir febre da IA, empresas estão optando por NPUs em vez de outras tecnologias que melhoram performance

por João Gabriel Nogueira
IA acusada de sacrificar desempenho em futuros chips Intel e AMD

A popularidade da IA pode ter resultado no sacrifício de uma performance maior nos futuros processadores Strix Point e Lunar Lake da AMD e Intel, respectivamente.

Relatos em fóruns de hardware alegam que as fabricantes tiraram componentes que melhorariam o desempenho em game de seus chips para colocar núcleos de processamento neural, as famosas NPUs.

Um usuário do fórum da Anandtech que assina como Uzzi38 afirma que as APUs Strix Point teriam sido planejadas com um grande SLC (System-Level-Cache), que ajudaria no desempenho tanto de suas CPUs Zen 5 como suas GPUs integradas RDNA 3+. O cache foi sacrificado em troca de três NPUs XDNA 2 voltados para IA.

Captura de tela de post em fórum comentando sobre o uso de NPUs em vez de SLC em APUs da AMD.
Fonte: AnandTech

Ainda na postagem, o usuário diz que o mesmo aconteceu com Lunar Lake. Nos dois casos estamos falando de processadores de tamanho bem restritivo, já que são voltados para dispositivos menores e notebooks. Para caber mais componentes de um tipo, outros devem ser retirados.

Nas discussões no fórum, a maior parte dos usuários parece culpar a Microsoft pelas decisões das fabricantes de processadores. Em seu entendimento, a gigante, que investe muito em IA, tem pressionado as outras empresas por produtos com a tecnologia.

Intel e AMD miram em mercado bilionário

Esse tipo de informação, infelizmente, dificilmente vai ser confirmada um dia por qualquer uma das empresas. Mesmo com o lançamento oficial dos novos produtos, é de se imaginar que nem AMD ou Intel vão mencionar o que tinham planejado para seus processadores antes da versão final dos produtos com as NPUs.

Mas com o rápido crescimento da IA e o lucro sendo gerado com isso, não seria surpresa que as duas gigantes dos processadores tenham feito mudanças nos seus rumos para surfar na onda dos investimentos.

Para ler mais sobre inteligência artificial, clique aqui.