Tecnologia

Mudança de foco: Meta vai priorizar VR e deixar AR de lado

Alto custo de pesquisa e desenvolvimento foi a principal causa

por Andrei Longen
Mudança de foco: Meta vai priorizar VR e deixar AR de lado

Novas direções nos projetos da Meta estão a caminho. A empresa divulgou que vai passar a concentrar todos os seus esforços em desenvolver tecnologias para Realidade Virtual (VR). Em contrapartida, qualquer outro projeto, que não esteja em andamento, para Realidade Aumentada (AR) será deixado de lado.

A decisão foi tomada em virtude dos altos custos de pesquisa e produção de tecnologias associadas à Realidade Aumentada. Por exemplo, o Meta Quest 3. Junto a isso, a empresa não está sendo capaz de lançar produtos comercialmente viáveis, e em tempo também viável, para uma demanda de dispositivos deste porte.

A informação chegou bem a tempo da gigante divulgar seu mais relatório financeiro trimestral, com os resultados obtidos entre outubro e dezembro de 2023. Quando isso acontecer, espera-se que a gigante compartilhe seus planos sobre essas tecnologias. A cobrança virá, principalmente, de acionistas e investidores.

Meta Quest 3 tenta consolidar o Metaverso

O Quest 3 um headset (óculos) que combina as funções de RV, RA e RM (Realidade Mista). Vendido por US$ 500 nos Estados Unidos, o dispositivo é a aposta mais alta da empresa de Mark Zuckerberg para tentar consolidar o Metaverso. Este é a promessa máxima de integração de tecnologias interativas numa projeção simulada de mundos virtuais.

Fique bem informado com as principais notícias de tecnologia aqui no MeuPS.