Tecnologia

Quest 3 poderá funcionar em veículos em movimento, confirma Meta

Limitação de ambientes estáticos está para acabar

por Andrei Longen
Quest 3 poderá funcionar em veículos em movimento, confirma Meta

A Meta quer que seus headsets de realidade mista Quest 3 funcionem plenamente em todos os tipos de ambiente. Isso inclui veículos em movimento, como embarcações e aviões. Foi o que confirmou Andrew Bosworth, CTO da empresa, na rede X.

A informação surgiu através de uma resposta de Bosworth ao usuário Andrew Fox. Ele postou na rede perguntando se realmente não era possível usar o Quest 3 no modo passthrough (visão do ambiente) em pleno voo.

Na ocasião, a interface do dispositivo desparecia aos poucos durante as movimentações do avião. Algo que impossibilitou o uso do headset.

Bosworth, então, explicou que ambientes em movimento são um desafio para dispositivos de realidade mista, como o Quest 3.

Eles combinam tecnologias, como acelerômetro, giroscópio, fones de ouvido, câmeras e unidades de medida de inércia (IMU) para simular interações.

Mas as variáveis de aceleração destes veículos em movimento são tão aleatórias que acabam influenciando na precisão da captura da posição do usuário.

E é aqui que está o desafio de possibilitar esse rastreamento espacial sem afetar todas as outras condições e funcionalidades de uso. “Estamos trabalhando nisso“, garantiu o executivo.

Quest 3: realidade mista em aparelho robusto

Lançado em outubro de 2023, o Quest 3 é o mais recente dispositivo da Meta para headsets de realidade mista. Sua versão mais em conta (128Gb de armazenamento) custa US$ 499. No Brasil, esse valor é transcrito em R$ 4.300 em alguns e-commerces.

Quer mais notícias de tecnologia? Acesse as novidades desse universo agora mesmo!