Tecnologia

Modder dá um jeito de renderizar ray tracing pela CPU em vez da GPU

Jeito inusitado de fazer o ray tracing funcionar chama a atenção, mas performance não parece boa

por João Gabriel Nogueira
Modder dá um jeito de renderizar ray tracing pela CPU em vez da GPU

Um desenvolvedor e modder chamado Konstantin Seurer foi ao GitLab mostrar uma solução inusitada para o ray tracing: renderizar o recurso pela CPU, em vez da GPU. E ele demonstrou seu feito com uma captura de tela de Quake 2, onde podemos ver que toda a renderização acontece pela unidade de processamento computacional.

Captura de Quake 2 rodando com ray tracing inteiramente pela CPU.
Fonte: GitLab

A imagem mostra nitidamente que o uso da GPU está em 0%, enquanto a CPU aparece em 34%. Também podemos ver que o jogo está rodando a 1fps, então apesar de funcionar essa ainda não parece uma solução viável para se usar o ray tracing.

Na descrição da imagem Seurer diz para “não perguntarem sobre performance”, reiterando que o desempenho desse método de renderização não é dos melhores. Mas o fato de apenas 34% da CPU estar em uso talvez seja indicativo que há espaço para melhorias.

Para conseguir o feito, o modder usou uma versão baseada em Vulkan da biblioteca de gráficos Mesa que roda puramente pela CPU. Ele deu um jeito de habilitar ray tracing nessa build, forçando o recurso a rodar sem GPU.

Ray tracing continua a ser um desafio

A tecnologia de renderização do traçado de raios exige um processamento intenso e é bastante taxativa para a GPU. É por isso que o recurso tem sido introduzido aos poucos na atualidade, com promessas de uso mais expansivo ainda para a próxima geração.

Um método de compartilhar a renderização entre CPU e GPU pode ser um caminho para tornar o ray tracing mais gerenciável, especialmente em processadores integrados. Mas só o tempo dirá se isso será possível e/ou viável.

Clique aqui para mais notícias de tecnologia.