Notícias

Já? PS6 pode ter super hardware focado em Ray Tracing Reconstruction

IA generativa também pode estar nos planos da Sony para o futuro do PlayStation

por André Custodio
Já? PS6 pode ter super hardware focado em Ray Tracing Reconstruction

A Sony pode ter planos ambiciosos para o futuro do PlayStation. Rumores indicam que, para o PS6, a fabricante planeja implementar tecnologias de Ray Tracing Reconstruction, bem como um sistema de IA generativa e peças da AMD baseadas em graus superiores de eficiência.

De acordo com uma reportagem do Wccftech, o PS6 pode apresentar um chiplet da AMD, designado para comportar um ou mais componentes e já empregado em produtos não relacionados a games.

Além disso, a Sony estaria procurando algum tipo de cache grande capaz de lidar com altos níveis de cargas de trabalho computacionais. Esse dispositivo de acesso rápido suportaria atividades de CPU e de GPU, especialmente as relativas à latência, visto que a próxima geração pode operar sob GDDR7.

Ray tracing e IA generativa no PS6?

A tecnologia de Ray Tracing Reconstruction, muito elogiada com o lançamento do DLSS 3.5 pela NVIDIA, também integraria o super hardware do PS6 da Sony. O primeiro passo deve ocorrer já com o PS5 Pro, que supostamente estreará o recurso em um grau menor.

Esses boatos corroboram uma estratégia da fabricante em reforçar a importância do ray tracing para o futuro dos jogos. E apesar de não se incomum na geração atual, o mecanismo gráfico pode permitir a criação de visuais mais limpos, nítidos e precisos no PS6.

Confira abaixo um vídeo demonstrando como ele funciona na prática:

Enquanto isso, a IA generativa seria compatível não apenas com experiências online, mas também em títulos single-player. Com o recurso, os games poderiam gerar conteúdos e interações de acordo com as atividades iniciadas pelo jogador, gerando uma maior imersão.

Vale lembrar que essas informações não foram confirmadas pela Sony, pois ainda não há indícios sobre o hardware do PS6. Dessa forma, elas devem ser tratadas como rumores.

O que você acha desses boatos? Seria incrível ver um console compatível com essas tecnologias, não? Deixe sua opinião nos comentários!