Tecnologia

Microsoft Store encurta processo de baixar e instalar arquivos e apps pelo navegador

Chega de abrir mini janelas e ter que autorizar o navegador para instalar apps

por Andrei Longen
Microsoft Store encurta processo de baixar e instalar arquivos e apps pelo navegador

A Microsoft anunciou uma nova funcionalidade para a Microsoft Store. A partir de hoje, os usuários dos sistemas da empresa poderão baixar arquivos e aplicativos da loja digital diretamente pelo navegador usando menos etapas. Segundo a gigante, a novidade chegou para facilitar o processo de encontrar, fazer download e instalar apps [pela Windows Store].

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

O recurso apareceu na rede X, no perfil de Rudy Huyn, arquiteto de programação da Microsoft. Na ocasião, ele apresentou o Microsoft Store installers for web (nome não oficial), um instalador independente que promete diminuir a quantidade de passos para fazer downloads pelo site oficial ou pela loja da empresa. Isso inclui atualizações e novos apps.

Mas o que mudou na Microsoft Store?

O que de fato mudou na Microsoft Store é que, em vez de precisar iniciar a lojinha e abrir obrigatoriamente mini janela com a evolução do download e da instalação, o que o usuário vê agora na versão web (navegador) é a própria versão de instalação (.EXE) do arquivo do aplicativo sendo baixado.

Isso significa que não é mais necessário clicar na mini janela do navegador para abrir a loja digital, mas instalar o aplicativo diretamente apenas apertando o botão da ação. Veja, abaixo, um comparativo entre a forma antiga e a nova forma de baixar e instalar apps na loja online (cortesia do próprio Rudy Huyn).

Sendo assim, a forma atual se resume a, segundo Huyn:

  • Apenas dois cliques necessários
  • Um instalador bem mais leve e muito mais rápido que a Microsoft Store
  • Apps e arquivos sem atualizados e suporte para todos os produtos, mesmo que o app da Store não tenha recebido updates em meses
  • Tem suporte a múltiplas instalações em paralelo.