Tecnologia

Microsoft trabalha com Nvidia, AMD e Intel para facilitar upscale no PC

Nova tecnologia DirectSR para o Windows chega para melhorar suporte a tecnologias de upscale: DLSS, FSR e XeSS

por João Gabriel Nogueira
Microsoft trabalha com Nvidia, AMD e Intel para facilitar upscale no PC

A Microsoft anunciou uma nova API para o Windows que está sendo desenvolvida em parceria com a Nvidia, AMD e Intel para melhorar o suporte ao upscale de jogos no PC. Chamada de DirectSR, a novidade é descrita como o “elo perdido” entre os jogos rodando no Windows e os recursos de upscale inteligente atualmente disponíveis.

Tecnologias modernas de upscale melhoram a performance de jogos porque a GPU pode rodá-los numa resolução menor enquanto usa IA para mostrar a imagem em uma resolução maior, sem perdas perceptíveis. O DLSS da Nvidia é um dos mais populares, mas a AMD tem seu FSR e a Intel tem o XeSS. A Microsoft promete que o DirectSR vai ajudar no suporte a todos, como explica um post em seu blog oficial:

Essa API permite SR (super resolução) de vários vendedores através de um set comum de inputs e outputs, permitindo que um caminho de código único ative uma variedade de soluções, incluindo Nvidia DLSS, AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) e Intel XeSS.

A grande vantagem do DirectSR, então, é que os desenvolvedores de jogos vão precisar tornar o game compatível apenas com a API, e o Windows vai se encarregar da compatibilidade com a tecnologia da GPU de cada usuário. Isso vai ajudar muito na variedade do suporte, tirando dos estúdios o trabalho de otimizar o game para cada uma das soluções de marcas diferentes.

Essa é a AI Super Resolution da Microsoft?

No início de fevereiro circulou pela internet uma captura de tela que mostrava que a Microsoft estava se preparando para incorporar um recurso de super resolução inteligente no Windows. A informação apareceu como “AI Super Resolution” nas configurações de uma build de testes do sistema.

Parece que o vazamento se referia ao DirectST. Não é bem uma super resolução do próprio Windows, mas sim um “facilitador” para as soluções já existentes.

Para mais notícias de tecnologia, clique aqui.