Tecnologia

Meta anuncia Horizon OS, sistema para democratizar acesso à Realidade Mista

Lenovo, Asus e Microsoft (Xbox) têm interesse

por Andrei Longen
Meta anuncia Horizon OS, sistema para democratizar acesso à Realidade Mista

A Meta, dona de empresas como Facebook e o Instagram, anunciou o Horizon OS, um sistema operacional voltado exclusivamente para dispositivos de Realidade Mista. Segundo a gigante, a ideia é democratizar o acesso à tecnologia provendo licenciamento de uso para fabricantes do segmento.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Até o momento, a Asus, a Lenovo e a Microsoft já mostraram interesse em adquirir a licença e fabricar headsets de Realidade Mista (VR / AR) com o Horizon OS embarcado. No caso da dona do Xbox, o dispositivo será uma edição limitada projetada exclusivamente para a linha de consoles da empresa.

Acreditamos que um ecossistema mais aberto é a melhor maneira de levar o poder da Realidade Mista ao máximo de pessoas. Com mais dispositivos, esse novo ecossistema dará mais opção de escolhas para usuários e empreendimentos. E os desenvolvedores terão em mãos uma tecnologia capaz de usada numa variedade dos seus dispositivos, expandindo seus mercado a um número maior de usuários, como já temos visto no PC e nos smartphones.

A Meta informa que as ferramentas de trabalho incorporadas no Horizon OS são completas, as mesmas que ela usa em headsets como o Quest 3. “É um pacotão de tecnologias que combina mundos físicos e digitais”. Isso inclui rastreamento 360º em função do posicionamento do usuário, incluindo rastreamentos sensoriais dos movimentos dos olhos, rosto, mãos e corpo.

Horizon OS também poderá ser usado em apps

A Meta também quer abraçar o mundo da mobilidade dos smartphones e levar a tecnologia da Realidade Mista a esses dispositivos, quando compatíveis. Nesse sentido, a gigante já convidou o Google a levar a Play Store, a sua loja de aplicativos, para o sistema operacional. A intenção aqui é disponibilizar um framework para tornar mais fácil a portabilidade de apps ao novo OS.