Intel XeSS 1.3 supera FSR e se equipara a DLSS em vídeo comparativo
Nova versão da super resolução XeSS traz melhorias que reduzem o ghosting e melhoram a nitidez da imagem
A Intel mal disponibilizou a versão 1.3 de sua tecnologia de super resolução XeSS e já temos um vídeo com um extensivo comparativo entre ela e as soluções da AMD e Nvidia. Como podemos ver no conteúdo do canal S2Games Bench, o recurso da Intel se sai melhor do que FSR e equiparável a DLSS na maioria dos casos.
Os testes do vídeo chamam a atenção, em primeiro lugar, por usarem Horizon Forbidden West no comparativo. São diferentes segmentos comparando não apenas a tecnologia da Intel com suas rivais, mas também com outras versões e configurações dela mesma.
Para o comparativo ficar mais próximo, foi usado um modelo DP4a que permite rodar as diferentes tecnologias numa mesma GPU – no caso uma RTX 3070. A XeSS 1.3 foi comparada com o DLSS 3.7 e o FSR 2.2.
Podemos notar que, conforme prometido, a solução da Intel oferece um upscale com imagem mais nítida e menos ghosting do que sua versão anterior. O resultado também se sai melhor em mostrar menos alias e ghosting que a solução da AMD também. Só na contagem de frames que a XeSS ficou para trás das concorrentes, mas não muito.
Xess 1.3 não competiu com FSR 3
É interessante ressaltar, no entanto, que justamente a tecnologia da AMD, que foi superada no comparativo, já conta com uma versão mais recente. A empresa tem disponível o FSR 3.0 e já trabalha no FSR 3.1, onde promete melhorias justamente na parte de ghosting e nitidez da imagem. Confira mais detalhes aqui.