Tecnologia

Intel lança nova versão do XeSS, que introduz anti-aliasing nativo

Intel XeSS 1.3 é compatível com GPUs Arc da geração Alchemist e com gráifcos integrados dos processadores Meteor Lake

por João Gabriel Nogueira
Intel lança nova versão do XeSS, que introduz anti-aliasing nativo

A Intel anunciou uma nova atualização de sua tecnologia de super resolução XeSS nesta semana, levando o recurso para sua versão 1.3. Além de melhorias gerais no desempenho gráfico, a novidade traz a opção de anti-aliasing nativo que não estava disponível anteriormente.

Assim como o DLSS, a tecnologia XeSS usa IA para fazer o upscale de um jogo, dando a aparência de uma resolução maior enquanto de fato roda uma resolução menor – o que resulta em ganhos de desempenho para a GPU. A versão 1.3 do recurso será compatível com placas de vídeo Arc da geração Alchemist e com os gráficos integrados presentes na linha Meteor Lake de processadores Core Ultra.

Gráfico comparando nova versão do XeSS com as anteriores.
Fonte: Intel

A atualização promete detalhes melhores, menos ghosting e estabilidade temporal melhorada, além de incrementos consideráveis na performance. Abaixo, você confere os ganhos de desempenho num Core Ultra 7 155H com gráficos integrados e também em um sistema com placa dedicada Intel Arc A750.

Uma novidade inédita interessante para o XeSS 1.3 é a introdução de anti-aliasing nativo. Jogadores podem usar o recurso para não fazer upscale da resolução, mas em vez disso apenas aplicar as melhorias do XeSS no jogo, melhorando seu visual sem perder performance.

Popularidade do XeSS impacta na compatibilidade com jogos

A tecnologia de super resolução da Intel, assim como o DLSS da Nvidia e o FSR da AMD, depende do trabalho dos desenvolvedores para se tornar compatível com seus jogos. É por isso que a Nvidia tem saído na frente, devido à sua presença dominante nos PCs das pessoas.

A Microsoft, no entanto, pode chegar em uma solução para qualquer jogo ser compatível com qualquer super resolução no Windows. Leia mais sobre o assunto clicando aqui.