Tecnologia

Microsoft cria divisão para IA liderada por ex-Google

Mustafa Suleyman é o CEO da recém-criada Microsoft AI, à frente de produtos como Copilot, Bing e Edge

por João Gabriel Nogueira
Microsoft cria divisão para IA liderada por ex-Google

A Microsoft criou uma nova divisão para lidar com seus produtos IA voltados para o público em geral, como o buscador Bing, o assistente Copilot e o navegador Edge. Para liderar o segmento chamado “Microsoft AI”, a empresa contratou um ex-executivo da Google, Mustafa Suleyman.

A informação vem do próprio Suleyman, que postou sobre o assunto em sua conta pessoal no Twitter. O empresário fez seu nome como um dos co-fundadores da DeepMind em 2010, especializada em pesquisa e desenvolvimento para IA. A startup foi comprada pela Google em 2014 e Suleyman deixou a companhia em 2022 para fundar outra empresa, a Inflection AI.

“Estou empolgado em anunciar que hoje me junto à Microsoft como CEO da Microsoft AI. Estarei liderando todos os produtos e pesquisa de IA para consumidores, incluindo Copilot, Bing e Edge.”

A passagem do executivo pela Google, no entanto, não foi sem polêmicas. Em 2019, ele foi afastado de seu cargo na DeepMind durante uma investigação de reclamações sobre uma liderança abrasiva em seus projetos.

A Microsoft, no entanto, acredita que Suleyman vai liderar sua nova divisão de IA para alcançar os consumidores de maneira “responsável”. Satya Nadella, CEO da companhia, declarou:

Nós temos uma chance real de criar a tecnologia que antes era considerada impossível e isso se alinha com nossa missão de assegurar que os benefícios da IA alcancem cada pessoa e empresa no planeta, de maneira segura e responsável.

Investimentos em IA da Microsoft se expandem

A criação de uma divisão inteiramente voltada para IA na Microsoft não chega como uma surpresa com os investimentos que a empresa tem feito na área.

Além da pesquisa e desenvolvimento internos com a tecnologia, a gigante do Windows também aposta em outras startups. O relacionamento da companhia com a OpenAI, criadora do ChatGPT, já é amplamente conhecido, mas a empresa recentemente também apostou em outra concorrente, a Mistral AI. Você pode ler mais a respeito clicando aqui.