Tecnologia

Próximas GPUs da AMD podem melhorar ray tracing em apenas 25%

Rumores sobre placas RDNA 4 continuam a apontar ganhos modestos em performance de ray tracing para a AMD

por João Gabriel Nogueira
Próximas GPUs da AMD podem melhorar ray tracing em apenas 25%

A próxima geração de GPUs da AMD, conhecida como RDNA 4, pode trazer ganhos pouco expressivos para a sua performance em ray tracing. As informações não são oficiais, vindo de um canal no YouTube especializado em hardware, o Red Gaming Tech, que afirma que o desempenho da próxima geração de placas AMD vai ser entre 25% e 26% melhor em ray tracing.

O comentário veio em resposta a uma thread no Twitter. O canal postou seu vídeo mais recente sobre RDNA 4 e, entre as respostas, um usuário comentou que as próximas GPUs da AMD aparentemente serão bem mais fracas que a geração Blackwell da Nvidia. Em seguida, veio o comentário do Red Gaming Tech:

“Estou ouvindo 25, ou talvez 26 (%). Eu tenho um update bem decente sobre Blackwell também, aliás. Infelizmente estou no momento levando uma surra de uma gripe pesada, risos.”

Visto que a AMD já está um tanto atrás da Nvidia quando o assunto é ray tracing, um ganho de apenas 25% para a próxima geração vai manter as GPUs do lado vermelho da força bem abaixo da geração Blackwell – ainda mais com rumores de que a Nvidia teria até 70% de ganhos de desempenho em sua próxima geração.

AMD pode apostar no ray tracing em 2025

Os rumores sobre baixos ganhos de performance em ray tracing para RDNA 4 coincidem com o que já tem aparecido em vazamentos e boatos sobre os planos da AMD para suas próximas GPUs.

Em outro momento foi reportado que a fabricante de placas Radeon deve manter seu foco no segmento de entrada e intermediário para 2024, deixando para competir em alta performance e ray tracing em 2025, com a geração RDNA 5. Leia mais aqui.