Tecnologia

AMD pode focar no ray tracing em geração futura de GPUs

Geração RDNA 5 de placas de vídeo da AMD podem finalmente oferecer competição para a Nvidia

por João Gabriel Nogueira
AMD pode focar no ray tracing em geração futura de GPUs

A AMD deve enfim correr atrás e diminuir sua distância em relação à Nvidia no quesito ray tracing de suas GPUs. Rumores apontam que a geração RDNA 5 vai dar “all-in” na tecnologia de renderização.

Não é segredo que a AMD tem ficado para trás no ray tracing. A Nvidia apostou tanto na tecnologia que suas placas até mudaram de nome de GTX para RTX, para colocar “ray” na sigla. O lado vermelho da força tem oferecido ótimas GPUs com preço competitivo na área de rasterização – o estilo original de renderização, mas a AMD ainda não consegue competir bem no segmento de alta performance.

O rumor da vez, divulgado no vídeo acima, vem reforçando a ideia de um vazamento passado: que a empresa vai focar no segmento de entrada e intermediário para sua geração deste ano, a RDNA 4. “Pulando” um ano, a AMD poderá realmente focar e vir com força total de volta ao segmento high-end com as RDNA 5 no ano que vem, segundo os boatos.

“É realmente o RDNA 5 que parece que realmente vai pra cima do ray tracing, pelo que eu tenho ouvido. Não posso quantificar exatamente ainda, então vou apenas dizer isso no que diz respeito a performance de ray tracing”, comenta Moore’s Law is Dead no vídeo.

E o ray tracing nos consoles?

Muito se fala da tecnologia de traçado de raios, mas são poucos os sistemas que dão conta de segurar um game fazendo amplo uso do recurso. A geração do PS5 já é compatível com esse sistema de renderização, mas ele ainda precisa ser usado com moderação nos games.

Como bem sabemos, a AMD é a parceira responsável pelas GPUs customizadas que a Sony usa em seus consoles. Podemos especular, então, que se a fabricante começar a lidar melhor com a tecnologia, talvez isso se reflita em futuras versões ou gerações do PlayStation. Já existem rumores de que o PS6 vai usufruir melhor da tecnologia — confira aqui!