Tecnologia

GameScent usa IA para liberar odores durante o seu gameplay

Cheiro de tiros e "esforço humano" são alguns dos liberados pela GameScent enquanto você joga

por João Gabriel Nogueira
GameScent usa IA para liberar odores durante o seu gameplay

Se você sempre quis sentir o cheiro de cadáveres em putrefação e mofo durante uma jogatina de The Last of Us, seu sonho pode estar próximo de se realizar. Um novo produto chamado GameScent usa IA para acompanhar sua jogatina e liberar odores relativos ao que acontece a fim de “aumentar a imersão” do jogador.

O sonho de jogar Resident Evil sentindo o aroma de infecções generalizadas, no entanto, não será imediatamente possível, porque a GameScent foi anunciada com uma lista limitada de odores. Eles incluem (em tradução livre):

  • Tiros
  • Explosões
  • Corrida
  • Tempestade
  • Floresta

Mas essas não são as únicas opções. Como manda o mercado atual de games, a caixinha de aromas oferece alguns extras para quem pagar pelo DLC: napalm, esforço humano, oceano e percurso de golfe.

Divulgação da GameScent levanta críticas contra Geoff Keighley

O pessoal da GameScent combinou com Geoff Keighley – o famoso dono do The Game Awards – para a divulgação da caixinha de cheiros. A empresa e a celebridade, no entanto, não sentiram o cheirinho de revolta que isso causaria.

Por coincidência, a divulgação do novo produto aconteceu de maneira bem próxima ao anúncio recente da Sony que demitira 900 funcionários e fecharia completamente a London Studio.

Eles têm o aroma “reconheça as demissões na indústria”? Talvez você precise.

Keighley não vem se manifestando as demissões que assolam a indústria do videogame desde o ano passado. A promoção de um produto tão curioso bem no momento de um anúncio de mais dispensas resultou em muitas respostas negativas, cobrando um posicionamento do chefe do TGA.

Leia mais sobre as demissões recentes da Sony clicando aqui.