Tecnologia

Digital Foundry: FSR 3.1 é evolução, mas DLSS e XeSS são superiores; veja testes

Tecnologia é superior ao FSR 2, mas continuam abaixo dos concorrentes, segundo testes

por Andrei Longen
Digital Foundry: FSR 3.1 é evolução, mas DLSS e XeSS são superiores; veja testes

O pessoal da Digital Foundry liberou um comparativo gráfico colocando lado a lado as mais recentes tecnologias de aprimoramento de imagem: FSR 3.1, DLSS e XeSS. E, segundo a opinião do time de especialistas, tecnologia da AMD é realmente uma novidade muito bem-vinda, mas as tecnologias concorrentes da NVIDIA e Intel, respectivamente, ainda são superiores.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

De acordo com o site, o FSR 3.1 é uma grande evolução em relação ao FSR 2. As principais melhorias são: a reconstrução das imagens, garantindo maior resolução e desempenho, estão bem mais estáveis na maior parte do tempo e por períodos também maiores.

Problemas com SSAO (screen space ambiente occlusion) da versão anterior foram totalmente eliminados, assim como a cintilação de pixels em objetos, que foram bastante reduzidos e quase não acontecem mais. Essas melhorias também aparecem em árvores, corrimãos e elementos de construção geral dos cenários.

Agora, quando comparado ao DLSS e ao XeSS, o FSR 3.1 já apresenta algumas falhas e não é capaz de acompanhar os resultados dos concorrentes. A Digital Foundry ressalta que há problemas no uso do antialiasing quadro a quadro, fazendo com que os objetos fiquem mais pixelados do que deveriam, apresentando um aspecto quase que de menor resolução.

Ainda tem mais: alguns efeitos de partículas, transparências e qualquer elementos sem bons vetores de movimento aparentemente não têm melhorias com o FSR 3.1. Também se percebe problemas com elementos adjacentes, como o HUD, em que a tecnologia tem dificuldade tem dificuldade de interpretar elementos 3D projetados da tela para os cenários dos games.

AMD FSR 3.1 estreia em vários ports da Sony para PC

O lançamento recente da FSR 3.1 coincide com outra estreia: a tecnologia chegou a alguns jogos do PlayStation também lançados no PC. Entre eles: Ratchet & Clank: Rift Apart, Horizon Forbidden West e Marvel’s Spider-Man Remastered. Atualmente, já são mais de 60 títulos compatíveis com o recurso da AMD. A tendência é que essa listagem aumente com o tempo.