Tecnologia

Para evitar enjoos em VR, 120 FPS é o mínimo recomendado, diz estudo

Pesquisadores na China concluem que headsets VR precisam rodar jogos e simuladores a no mínimo 120fps para reduzir enjoos dos usuários

por João Gabriel Nogueira
Para evitar enjoos em VR, 120 FPS é o mínimo recomendado, diz estudo

Um estudo realizado na China concluiu que a “barreira” mínima para evitar o enjoo em VR na maioria dos usuários é rodar o game ou simulação a 120fps. As informações vêm de um artigo publicado pelos pesquisadores da universidade de Xi’an Jiaotong-Liverpool.

Para fazer os testes foi usado um headset Pimax 5K Super, compatível com frequências de até 180Hz, as maiores disponíveis atualmente no mercado doméstico de headsets VR. Participaram das avaliações 32 pessoas: 16 homens e 16 mulheres, entre 18 e 51 anos.

Cada uma das pessoas usou o headset rodando em 60, 90, 120 e 180fps e depois relataram suas experiências com enjoo. As respostas indicaram que há uma diminuição bem grande nos relatos de enjoo quando se alcançam os 120fps, mas não tão grande assim quando os 180fps são alcançados.

É importante ressaltar, no entanto, que apenas o Pimax 5K Super foi usado nos testes, então ainda não sabemos como esses resultados se transferem para outros headsets. Fatores como distorção geométrica e visão periférica podem afetar o enjoo tanto como o framerate, então mais testes são necessários para avaliar o impacto de 120fps em mais produtos VR.

Hardware pode ser um obstáculo para 120 FPS em VR

É de conhecimento comum que rodar um game em realidade virtual exige muito mais do hardware. Sendo assim, atingir os 120fps em um headset VR pode ser um verdadeiro desafio, ainda mais quando tantos jogos “sofrem” até para chegar nos 60fps.

Por esse motivo, muitos games em RV são feitos com fidelidade gráfica menos avançada do que títulos tradicionais, ao mesmo tempo em que seus custos de desenvolvimento são maiores. Com bibliotecas reduzidas de jogos e custos elevados de hardware, poucos jogadores têm se interessado por jogar em realidade virtual – algo que pode ter resultado até na suspensão da produção do PS VR2. Leia mais aqui.