Tecnologia

Novo driver da AMD promete melhorar taxa de quadros de jogos em até 97%

AMD Fluid Motion Frames aumenta facilmente o framerate de jogos em DirectX 11 e 12

por João Gabriel Nogueira
Novo driver da AMD promete melhorar taxa de quadros de jogos em até 97%

A AMD disponibilizou uma nova versão do software Adrenalin para suas GPUs Radeon. O principal destaque da nova versão de seu driver é a introdução da tecnologia Fluid Motion Frames para todos os usuários, prometendo incrementos de até 97% na contagem de frames por segundo (FPS) dos jogos.

O AMD Fluid Motion Frames foi mostrado pela primeira vez em setembro do ano passado e ficou disponível como prévia. Agora ele ganha sua primeira versão para distribuição geral, chegando junto com o Adrenalin Edition 21.1.1. Trata-se de uma tecnologia de geração de frames, para ajudar a manter a sua jogatina mais fluida.

Gráficos mostram os ganhos de framerate em diversos exemplos de jogos usando o Fluid Motion Frames.
Fonte: AMD

Apesar de estar disponível para todos os usuários, não é toda configuração que pode aproveitar o Fluid Motion Frames. A tecnologia é compatível apenas com as GPUs Radeon RX 7000 e Radeon 700M da arquitetura RDNA 3, e com as Radeon RX 6000, da geração RDNA 2. Além disso, os jogos precisam usar DirectX 11 ou 12 para funcionar.

AMD prepara suas placas para novos jogos

O recurso de geração de frames da AMD chama a atenção por ser novidade, mas é apenas um item de uma extensa lista de melhorias e novidades trazidas pela atualização mais recente dos drivers para GPUs Radeon.

Entre as novidades, é interessante ressaltar também que a atualização prepara suas placas de vídeo para receber os dois games recentes que mais têm chamado a atenção no momento: Like a Dragon: Infinite Wealth e Tekken 8. São dois títulos com muito hype, principalmente depois de começarem a aparecer suas notas de review.