Tecnologia

Denuvo anuncia tecnologia para rastrear vazamentos de games

TraceMark cria uma marca d'água em jogos que seus estúdios podem usar para descobrir quem vazou conteúdo

por João Gabriel Nogueira
Denuvo anuncia tecnologia para rastrear vazamentos de games

Vazamentos são considerados uma constante no mundo dos games, mas a Denuvo quer mudar isso com sua tecnologia TraceMark. O novo recurso da companhia infame pelo seu software anti-pirataria cria uma marca d’água nos jogos em desenvolvimento que pode ser usada para rastrear de onde saiu um vazamento.

Segundo a Denuvo, a TraceMark aproveita tecnologia já usada por estúdios de Hollywood e canais de TV paga, mas é a primeira vez que será implementada dessa maneira em jogos. Usando a ferramenta, é possível colocar uma marca d’água visível ou invisível no game, com dados que os estúdios podem usar e descobrir exatamente de onde saiu aquela build vazada.

A solução não impede o vazamento em si, mas a expectativa da empresa é que a possibilidade de se rastrear e descobrir quem foi o responsável vai fazer a pessoa “pensar duas vezes” antes de divulgar o conteúdo. Playtesters, usuários de betas fechados, criadores de conteúdo e imprensa são pessoas com acesso privilegiado de onde originam muitos vazamentos.

Captura de tela com vantagens do TraceMark listadas pela empresa.
Fonte: Denuvo

“Ao marcar cópias para review e screeners para imprensa com marcas d’água visíveis ou não, desenvolvedores adicionam uma camada extra de segurança”, diz a Denuvo. “Isso garante que, se qualquer conteúdo for vazado antes dos períodos estipulados de embargo da review, ele possa ser corretamente rastreado até sua fonte, assim mantendo a integridade do lançamento oficial do jogo.”

Solução da Denuvo não funciona contra hackers

Além de constantes vazamentos por pessoas que tiveram acesso autorizado aos jogos, os estúdios também têm de enfrentar o acesso ilegal ao seu conteúdo, vindo de hackers que estão cada vez causando mais problemas no mundo dos games. E isso, infelizmente, não vai ser parado por uma marca d’água.

GTA 6 famosamente teve seus dados expostos pela primeira vez por um hacker, e a Insomniac Games é uma das vítimas mais recentes da exposição de uma grande quantidade de conteúdo confidencial depois de um ataque cibernético. Leia mais aqui.