Tecnologia

Arm quer superar Intel e AMD e estar em 50% dos PCs em 5 anos

Microsoft tem voltado sua atenção para oferecer suporte a Arm no Windows, e empresa enxerga oportunidade com muito otimismo

por João Gabriel Nogueira
Arm quer superar Intel e AMD e estar em 50% dos PCs em 5 anos

A Arm Holdings tem esperança de conquistar mais de 50% do mercado de PCs com Windows nos próximos cinco anos, segundo declarações do próprio CEO da empresa, Rene Haas. A fabricante de hardware está otimista com a investida recente da Microsoft em suportar componentes baseados em ARM.

“A fatia de mercado da Arm no Windows, eu acredito realmente que nos próximos cinco anos, pode ser melhor que 50%”, declarou Haas. “Eles (a Microsoft) foram muito além do que eles tinham e realmente avançaram nos últimos dois anos. Eles estão muito, muito comprometidos do ponto de vista do software”.

A fala do executivo faz alusão que a Microsoft tem se voltado mais para a arquitetura ARM para impulsionar seus PCs completos voltados para IA, buscando ficar menos dependente das tradicionais x86 e x64 encontradas em processadores da Intel e AMD.

Snapdragon X Elite é baseado em ARM

O exemplo mais emblemático das novas parcerias da Microsoft é o Snapdragon X Elite, processador da Qualcomm que usa a arquitetura de Haas para notebooks e mini-PCs com Windows 11. O componente tem se mostrado muito promissor e já temos toda uma leva de produtos aparecendo com ele.

Acer, Lenovo e Asus são apenas alguns dos exemplos de fabricantes apostando em produtos com o Snapdragon X, e você pode conferir seus lançamentos clicando aqui.