Apple estaria trabalhando em IA que funciona offline para os iPhone 16
Uma análise de aquisições, vagas de emprego e artigos acadêmicos revela planos da maçã para IA nos iPhone 16
As empresas de tecnologia têm acelerado seu investimento em IA para o ano de 2024, e a Apple não é diferente. Com o lançamento dos novos Galaxy S24 cheios de novos recursos de inteligência artificial, as atenções agora se voltam para ver qual será a resposta dos iPhone – e especulações indicam que ela pode impactar bastante.
O pessoal do Financial Times fez uma análise com base nas aquisições mais recentes da empresa da maçã, em artigos acadêmicos publicados pelos seus pesquisadores e até de vagas de emprego sendo abertas na companhia. A conclusão foi que a Apple estaria se preparando para fazer IA funcionar offline nos iPhone 16.
IA generativa exige o processamento de um grande volume de dados e a maioria de suas aplicações atualmente usa o acesso a servidores e bancos de dados para funcionar. Uma versão funcionando diretamente no smartphone seria mais rápida e segura para alguns casos, o que resultaria num belo diferencial para os próximos iPhone.
Um artigo acadêmico publicado por cientistas da Apple corrobora a especulação. Em dezembro do ano passado, eles conseguiram um avanço considerável em um modelo grande de linguagem (LLM) rodando diretamente em dispositivo usando a memória flash do aparelho (NAND).
Apple vai falar de IA para os iPhone 16 na WWDC?
O pessoal que acompanha notícias de tecnologia sabe que a Apple é bem misteriosa com as suas novidades e faz anúncios apenas em seus eventos oficiais. Por esse motivo, quem está ansioso por algo a respeito de IA pela maçã está contando os dias para a próxima WWDC.
A WorldWide Developers Conference geralmente acontece no meio do ano e traz novidades de software da Apple. Ou seja, uma aparição do iOS 18 é esperada. Conhecendo a companhia dos iPhone, muitos dos recursos de IA que estejam sendo preparados para os iPhone 16 funcionarão no iOS 18 como um todo, então alguma informação a respeito deve aparecer no evento.