Tecnologia

AMD prepara linha Ryzen 5000XT, uma atualização de Zen 3

Plataforma AM4 pode ganhar uma sobrevida com CPUs Ryzen 5000XT ainda baseadas em Zen 3

por João Gabriel Nogueira
AMD prepara linha Ryzen 5000XT, uma atualização de Zen 3

A AMD está se preparando para estender a longevidade de sua popular plataforma AM4 com a série Ryzen 5000XT de processadores. Se o esquema de nomes da empresa não mudou, veremos uma atualização de núcleos Zen 3 em uma nova série de SKUs.

A informação foi divulgada durante um evento na China, e a nova linha de CPUs ainda não teve um anúncio propriamente dito. Por isso, a AMD não divulgou especificações ou detalhes de quais modelos veremos em sua nova série Ryzen 5000XT. Mas a nomenclatura revela o que podemos esperar.

Como o pessoal do WCCFTech bem lembra, o sufixo XT é usado pela AMD para indicar versões revisadas de componentes já lançados. A última vez que a fabricante lançou uma linha dessas foi em 2019, com os Ryzen 3000XT.

Como a série Ryzen 5000 se refere a produtos com Zen 3, compatíveis com AM4, espera-se que a linha XT siga a mesma lógica. Provavelmente veremos opções semelhantes ao que já está disponível na geração, mas com clocks mais elevados, principalmente.

Ryzen 5000XT é aposta da AMD para mais uma faixa de preço

Segundo informações do WCCFTech, a AMD nomeou a apresentação de seus novos processadores de “Atacando Todas as Faixas de Preço”. E essa estratégia é visível na variedade de portfólio da fabricante.

Com produtos de entrada, de alta performance, com ou sem gráficos integrados, a AMD tem um Ryzen para cada segmento. Até os mineradores cripto descobriram uma opção preferida entre os produtos da marca, que você pode conferir aqui.